Biblioteca Central do Estado da Bahia

05/05/2016 16:40

Setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado destaca obras de Cedraz em maio

CedrazEm comemoração ao nascimento do quadrinista baiano Antônio Cedraz, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) – unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon/ Secretaria de Cultura do Estado, durante todo o mês de maio fará a mostra ‘O Mundo Encantado de Cedraz’. Dentre as obras que disponíveis na mostra, estarão 1000 Tiras em Quadrinhos, publicada em 2009. A exposição acontecerá até dia 31, das 8h30 às 18h, no Setor Infantil da biblioteca.

 

Antônio Luiz Ramos Cedraz, nasceu em Miguel Calmon, Bahia, em 4 de maio de 1945 e foi um importante cartunista brasileiro. Criou diversos personagens como A Turma do Joinha, a Turma do Pipoca, os Guris e A Turma do Xaxado, seu último trabalho. Com A Turma do Xaxado, ele conseguiu projeção nacional e diversas vezes ganhou o HQ Mix, o importante prêmio brasileiro das Histórias em Quadrinhos. Seus trabalhos foram publicados em jornais de todo o país e por algumas editoras. Além disso, suas tirinhas são utilizadas em diversos livros como apoio pedagógico aos professores contemplando componentes curriculares como Língua Portuguesa, História e Geografia. Antônio Cedraz faleceu em 11 de setembro de 2014, em Salvador. 

 

A Turma do Xaxado – As histórias apresentam ao universo infantil a simplicidade da vida no sertão nordestino, misturando o real e o imaginário, mas sempre representando de maneira original o povo dessa região. As tirinhas começaram a ser publicadas em 1998 no suplemento ‘A Tarde Municípios’, do jornal A Tarde, duas vezes por semana, e com o sucesso, passaram a ser publicadas diariamente no Caderno 2 do jornal. Cedraz rompeu as barreiras do território baiano e as tiras também foram publicadas em outros estados do Brasil e em países como Angola, Cuba e Portugal. O projeto, em 2003, recebeu apoio institucional da UNESCO. Muito utilizada por causa do seu conteúdo pedagógico, as histórias da Turma do Xaxado, divertem, educam, e trazem uma linguagem simples que contempla todos os públicos, trabalha temas áridos de maneira lúdica. O autor foi convidado em 2009 para participar do MSP 50, uma série de quatro livros de quadrinhos desenvolvida por Maurício de Sousa Produções, no qual artistas brasileiros elaboraram histórias em que fizeram uma releitura dos personagens clássicos de Maurício de Sousa em homenagem aos 50 anos da sua carreira, completados no mesmo ano. Na oportunidade, Cedraz criou uma história onde o Cascão encontra com a Turma do Xaxado.

 

Sistema - As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.