Bibliotecas Estaduais

09/08/2017 11:40

Fundação Pedro Calmon realiza cadastro de Bibliotecas Comunitárias da Bahia

Fundação Pedro Calmon realiza cadastro de Bibliotecas Comunitárias da BahiaAs bibliotecas comunitárias desempenham importante papel social ao se colocarem como um espaço estratégico para implantação de políticas de integração social que respeita a diversidade e a pluralidade cultural. Com objetivo de mapear e registrar iniciativas como essas, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) lança o Cadastro de Bibliotecas Comunitárias do Estado da Bahia.

O Cadastro é um instrumento de registro de informações das instituições e promoverá a atualização do Guia de Bibliotecas Comunitárias do Estado da Bahia, uma publicação online que está disponível no site do SEBP. Para realizar o cadastro, basta acessar o link​​ e preencher o formulário.

Guia de Bibliotecas Comunitárias - O Guia de Bibliotecas Comunitárias representa uma das ações de apoio às unidades, fortalecendo essas iniciativas que se sustentam nas suas próprias experiências. Através dele, o SEBP Públicas vai promover e garantir o acesso democrático e gratuito à informação e ao conhecimento. Confira o Guia de Bibliotecas Comunitárias.

O Sistema ainda presta assistência técnica às bibliotecas comunitárias promovendo atividades culturais, capacitando as pessoas responsáveis pela mediação da leitura e atendimento ao público leitor, realiza doação de acervo e elabora projetos culturais em conjunto.

De acordo com a coordenadora do SEBP, Maria Cristina Santos, “mapear as bibliotecas comunitárias em todo o estado da Bahia, nesses 27 territórios de identidade, possibilita que tenhamos o conhecimento de onde existem esses equipamentos culturais que nascem nos seio das comunidades e incentivam a leitura onde o Estado não chega. O Guia vai assegurar um diálogo direto com essas unidades e a operacionalização das bibliotecas públicas”.

Atualmente, o Guia é composto pelas unidades que receberam apoio financeiro da FPC através do Edital 002/2010 – Bibliotecas Comunitárias do Ministério da Cultura; aquelas que foram contempladas com o Edital Setorial de Apoio para Bibliotecas Comunitárias 2016, através da SecultBA; além das que integram a Rede C&A – Prazer em Ler e recebem apoio financeiro e logístico.

A gerente do Sistema de Bibliotecas, Carmen Azevedo, relata que: “a publicação online conta atualmente com 42 bibliotecas públicas comunitárias, distribuídas em 22 municípios e em 12 territórios de identidade do Estado da Bahia. Contudo, espera-se ampliar o registro de novas bibliotecas comunitárias a partir do cadastro online”.

Bibliotecas Comunitárias – De acordo com o Ministério da Cultura (MinC), é considerada biblioteca comunitária um espaço físico criado e mantido por iniciativa da comunidade, sem intervenção do poder público, além de ser necessário que a instituição possua um acervo bibliográfico multidisciplinar e minimamente organizado. Além disso, a instituição deve ter por objetivo ampliar o acesso da comunidade à informação, ao livro e à leitura.

​ACESSE AQUI PARA CADASTRAR SUA BIBLIOTECA!​

 


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.