Biblioteca Juracy Magalhães Jr. (SSA)

12/01/2018 14:00

Biblioteca Juracy Magalhães promove roda de leitura

Biblioteca Juracy Magalhães promove roda de leitura

A literatura é uma forma de felicidade, como dizia o poeta e crítico literário Jorge Luiz Borges. Na próxima sexta-feira (19), às 14h, a Biblioteca Juracy Magalhães Jr., localizada no bairro do Rio Vermelho, realizará a roda de leitura com o professor Marcelo Lima. Através de imagens e textos os participantes serão levados a interpretar o mundo e seus próprios problemas existenciais, com o objetivo de estimular a imaginação e novos leitores. Essa atividade será uma homenagem ao dia do leitor, que ocorre em sete de janeiro.

A leitura é hábito de 56% da população brasileira, de acordo com a 4° edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Ibope sob encomenda do Instituto Pró-Livro. O país subiu seis pontos entre 2011 e 2015, e a média de livros lidos inteiros ou em partes é equivalente a 4,96 por habitantes/ano.

Entre as preferências 42% afirmaram ter o hábito de ler a Bíblia, sendo essa a obra mais citada pelas pessoas que responderam a pesquisa. Diário de um Banana, do autor Jeff Kinney, Cassamento Blindado, escrito por Cristiane Cardoso , A Culpa é das Estrelas, de Josh Boone e Cinquenta Tons de Cinza, escrito por E. L. James, completam a lista dos cinco mais citados.

Sistema - As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.