Biblioteca Central do Estado da Bahia

09/01/2018 16:10

#FPCEntrevista - Naiara Andrade é a nova diretora da Biblioteca Central do Estado da Bahia

#FPCEntrevista - Naiara Andrade é a nova diretora da Biblioteca Central do Estado da Bahia

Naiara Andrade Malta Santos irá gerir a Biblioteca mais antiga da América Latina e a primeira pública do Brasil. Bibliotecária documentalista e Mestre em Ciência da Informação, a nova diretora da Biblioteca Central do Estado da Bahia, tem o objetivo de fortalecer a relação da comunidade com o espaço cultural.

Com um acervo estimado em 600 mil exemplares, a unidade coordenada pela Fundação Pedro Calmon, é formada pelos setores de Braille, Infantil, Pesquisa/Referência, Empréstimo, Periódicos, Obras Raras e Valiosas, Documentação Baiana, Artes e Audiovisual, onde são desenvolvidas diversas atividades culturais para todos os públicos.

Em 2017, a unidade recebeu mais de 32 mil pessoas, com destaque para o setor de empréstimos que contabilizou mais de 7.000 títulos emprestados durante o ano. Veja abaixo a entrevista com a diretora Naiara Malta.

#FPCEntrevista - Como surgiu o desejo de trabalhar com biblioteca?

Naiara Malta - Escolhi o curso quando tinha 14 anos, através de um amigo da família, que trabalhava como bibliotecário. Formei-me como bibliotecária documentalista e fiz mestrado em Ciência da Informação, ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

#FPCEntrevista - Como você enxerga o desafio de gerir a Biblioteca Central e quais os planos a partir de agora?

Naiara Malta - Temos uma equipe comprometida, por isso não falaria em desafio. A partir do espaço, que no qual já são trabalhadas as diversas linguagens culturais, mostraremos à sociedade que a Biblioteca é um centro cultural, e que existimos por conta dela.

#FPCEntrevista - Quando foi seu primeiro contato com a Unidade dos Barris?

Naiara Malta - Sou de Santo Antônio de Jesus. Tive o primeiro contato com a Biblioteca em 2006 quando vim para a capital e a partir daquele ano continuei como frequentadora. Sou apaixonada pelo acervo de Obras Raras e Valiosas, acervo que não encontramos em outro local do país.

Sistema - As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.