Programação Cultural

 .

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE ABRIL 2018 


ARTES VISUAIS


De 02 a 30 (08h30 às 21h) – Exposição Fotográfica - Carro de Boi: Sinfonia da Saudade. Tem como objetivo proporcionar aos usuários, uma amostragem da representação cultural deste artefato considerada o primeiro veículo de carga do Brasil. Os visitantes poderão interagir com o acervo bibliográfico existente na Instituição, assim como fotografias, miniaturas, materiais diversos, acompanhado de textos explicativos sobre a cultura e a forma de transporte utilizado nos sertões nordestinos até finais do século passado. Foyer - Térreo. Facilitador: Miguel Teles.


Carro

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

 

Dias 05 (15h) – Os Três Porquinhos de Hans Christian Andersen. Os três porquinhos foram construir suas próprias casas, mas um lobo grande e mal aparece procurando por um delicioso lanchinho... Será que os porquinhos conseguirão ser mais espertos que o terrível lobo?  Setor Infantil - Térreo. Facilitadora: Aline Pinheiro.


Porquinhos

 

Dia 11 (10 e 15h) – A Roupa Nova do Imperador de Hans Christian Andersen. Há muitos e muitos anos atrás, vivia um imperador que só pensava em comprar roupas novas, e com isso ele gastava todo o dinheiro do reino, sua única ambição era estar sempre bem vestido. Ele não se preocupava com nada, a única coisa de fato, que o interessava era sair para exibir os seus novos trajes. Setor Infantil - Térreo. Facilitadora: Aline Pinheiro.


A roupa nova

 

Dia 19 (10 e 15h) – Tico - A Princesa e a Ervilha de Hans Christian Andersen. Era uma vez um príncipe que queria casar com uma princesa — mas tinha de ser uma princesa verdadeira. Por isso, foi viajar pelo mundo para encontrar uma, mas havia sempre qualquer coisa que não estava certa. Viu muitas princesas, mas nunca tinha a certeza de serem genuínas. Setor Infantil - Térreo. Facilitadora: Aline Pinheiro.


A princesa

 

Dia 25 (10 e 15h) – O Rouxinol de Hans Christian Andersen. Duas irmãs se afastam por discordarem sobre a ameaça de ocupação nazista. Com temperamentos e princípios divergentes, cada uma delas precisa encontrar o próprio caminho e enfrentar questões morais e escolhas de vida ou morte.  Setor Infantil - Térreo. Facilitadora: Aline Pinheiro.


Rouxinol

 

OFICINAS

 

Dia 04 (15h) - Oficina Artística - Os Três Porquinhos. Após a contação de história dos "Três Porquinhos" os participantes irão confeccionar porquinhos com material reciclável.  Setor Infantil – Térreo. Facilitadora: Raquel Ávila.


Oficina

 

Dias 07 (09h às 12h) – Oficina - Uso de blogs por "Focas" como experimento para a prática jornalística. A atividade apresentará a origem dos blogs e principais características do uso da ferramenta nos anos iniciais, desde sua popularização no Brasil e em algumas partes do mundo. Também será apresentado o uso de blogs por jornalistas, como cartão de visita e portfólio do trabalho jornalístico feito por focas (todo jornalista recém-formado em início de carreira e ainda inexperiente). E mostrará como o uso de blogs pode ser fundamental para quem está no início de carreira no jornalismo ou se interessa pelo assunto, aberta ao público geral. Vagas limitadas. Solicite sua inscrição pelo e-mail - viva.bpeb@fpc.ba.gov.br - Sala 3 - RECODE - 3º andar. Facilitador: Raulino Júnior (jornalista).


blog

 

De 23 a 27 (14h30 às 16h) – Oficina de Informática para 3ª Idade (módulo 1). A oficina em parceria com o programa CONECTA BIBLIOTECA, proporcionará ao público da 3ª idade aprender a abrir e fechar programas, utilizar e gerenciar pastas e arquivos no Windows, assim como edição de textos, navegar na Internet, pesquisar, registrar um e-mail. Tudo na prática direto no computador. Serão ofertadas 08 vagas
gratuitas. Solicitar inscrições através do e-mail: viva.bpeb@fpc.ba.gov.br e/ou do telefone 071 3117 6085 - Sala 3 - RECODE - 3º andar.  Oficineiro: Ilton Rôde.


CursoOficina de informática

 

Dia 18 (15h) - Oficina artística - Agarradinhos de personagens de histórias infantis. Após um breve bate papo sobre diversos personagens infantis, os participantes irão confeccionar agarradinhos dos mesmos. Setor Infantil - Térreo. Facilitadora: Raquel Ávila.


Agarradinhos

 

Dia 25 (15h) - Oficina artística - Filtro dos sonhos. Após um bate papo sobre a cultura indígena, os participantes irão confeccionar um Filtro dos Sonhos, com matérias recicladas. Setor Infantil - Térreo. Facilitadora: Raquel Ávila.


Filtros

 

CINE VIDEO

 

Dias 10, 12 e 17 (10h e 15h) - Malévola, direção de Robert Stromberg. Malévola, uma jovem de coração puro vive em um pacífico reino na floresta, até o dia em que um exército invasor ameaça a harmonia da região, fazendo com que ela se torne a mais feroz protetora do reino. Vão do Foyer - Térreo.


Malévola

 

Dia 27 (10h e 15h) - Olga, direção de Jayme Monjardim. Berlim, início do século XX. Olga Benário é uma jovem judia alemã. Militante comunista é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar sendo encarregada de acompanhar Carlos Prestes de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se.  Vão do Foyer - Térreo.


Olga

                                   

Dias 19, 24 e 26 - (10h e 15h) – Batman versus Superman, direção de Zack Snyder. O confronto entre Superman e Zod em Metrópolis fez com que a população mundial se dividisse acerca da existência de extraterrestres na Terra. Enquanto muitos consideram o Superman como um novo deus, existem aqueles que consideram extremamente perigoso. Vão do Foyer - Térreo.


SUPERMAN

 

CINE VÍDEO INFANTIL

 

Dias 03 e 05 (10h e 15h) – Os Três Porquinhos, direção Burt Gillett. Os três porquinhos partiram pela floresta, em busca de um bom lugar para construírem uma casa. Porém, no caminho começaram a discordar com relação ao material que usariam para construir o novo lar. Setor Infantil - Térreo.


Porquinhos


Dias 17 e 19 (10h e 15h) – A Turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo: A princesa do Reino das Águas Claras, direção Rodrigo Castilho e Humberto Avelar. Narizinho é convidada pelo Príncipe Escamado a visitar o Reino das Águas Claras e, de quebra, tornar-se uma princesa. Além disso, ela pode desejar tudo o que quiser. Setor Infantil - Térreo.

 

Dias 24 e 26 (10h e 15h) – Franklin, direção de John Van Bruggen. Nessa linda história, a tartaruga Franklin e sua pequena irmã, Harriet, vão visitar seus avós na Fazenda Distante. Já antes de viajar, Franklin começa a se irritar com Harriet por fazê-lo deixar em casa seu brinquedo favorito. Setor Infantil - Térreo.


Franklin

 

CINE VÍDEO ACESSÍVEL

 

Dias 27 (15h) – Eles não usam Black Tie, direção de Leon Hirszman. Baseado na peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri. Otávio é um militante sindical que organiza um movimento grevista para resistir as práticas exploradoras de uma metalúrgica, onde seu filho Tião trabalha. Mas com a namorada grávida, Tião resiste à greve para não perder o emprego. Setor Braille - Térreo.


Black

 

ENTRETENIMENTO

 

Dias 04 e 18 (10h) - II Torneio de Dominó. O torneio envolve crianças e adolescentes, e tem como objetivo possibilitar e desenvolver o raciocínio lógico através dessa atividade lúdica. Setor Infantil - Térreo.

 

Dias 06 e 13 (10h) - Partidas de Damas. As partidas envolvem crianças e adolescentes, e tem como objetivo possibilitar e desenvolver o raciocínio lógico através dessa atividade lúdica. Setor Infantil - Térreo.

 

EVENTOS


Festival


 

PROGRAMAÇÃO/ BCEB NO SHOPPING PIEDADE – L4

Dia 16/04

9h às 18h

- Cadastramento e empréstimos de livros do acervo infantil da BCEB para o público interessado. Facilitadora: Lucimeire Jesus Ferreira.

 

- Exposição de uma mesa com livros de literatura infantil para a ação “Leia e passe a adiante uma história infantil”. Facilitadora: Marinalva da Cruz Vieira.

 

- Cantinho da Leitura com livros do acervo infantil da biblioteca, disponíveis para leitura no local. Facilitadora: Ioná Barbosa da Paixão.

15h às 15h30

- Contação da história: A roupa nova do rei, de Hans Christian Andersen.

Facilitadora: Ioná Barbosa da Paixão.

Dia 17/04

9h às 18h

- Cadastramento e empréstimos de livros do acervo infantil da BCEB para o público interessado. Facilitadora: Lucimeire Jesus Ferreira.

 

- Exposição de uma mesa com livros de literatura infantil para a ação “Leia e passe a adiante uma história infantil”. Facilitadora: Marinalva da Cruz Vieira.

 

- Cantinho da Leitura com livros do acervo infantil da biblioteca, disponíveis para leitura no local. Facilitadora: Aline Pinheiro.

 

15h às 15h30

- Contação da história: O pássaro da chuva, autoria de Monique Bermond.

Facilitadora: Aline Pinheiro.

Dia 18/04

9h às 18h

- Cadastramento e empréstimos de livros do acervo infantil da BCEB para o público interessado. Facilitadora: Marinalva da Cruz Vieira.

- Exposição de uma mesa com livros de literatura infantil para a ação “Leia e passe a adiante uma história infantil”. Facilitadora: Lucimeire Jesus Ferreira.

 

- Cantinho da Leitura com livros do acervo infantil da biblioteca, disponíveis para leitura no local. Facilitadora: Ioná Barbosa da Paixão.

 

15h às 15h30

- Contação da história: A princesa da ervilha, autoria de Hans Christian Andersen.

Facilitadora: Ioná Barbosa da Paixão (Funcionária da BCEB).

Dia 19/04

9h às 18h

- Cadastramento e empréstimos de livros do acervo infantil da BCEB para o público interessado. Facilitadora: Marinalva da Cruz Vieira.

- Exposição de uma mesa com os livros de literatura infantil para a ação “Leia e passe a adiante uma história infantil”. Facilitadora: Lucimeire Jesus Ferreira.

- Cantinho da Leitura com livros do acervo infantil, disponíveis para leitura no local. Facilitadora: Ioná Barbosa da Paixão.

15h às 15h30

- Contação da história: A pílula falante, autoria de Monteiro Lobato.

Facilitadora: Ioná Barbosa da Paixão.

Dia 20/04

9h às 18h

- Cadastramento e empréstimos de livros do acervo infantil da BCEB para o público interessado. Facilitadora: Marinalva da Cruz Vieira.

- Exposição de uma mesa com os livros para a ação “Leia e passe a adiante uma história infantil”. Facilitadora: Lucimeire Jesus Ferreira.

- Cantinho da Leitura com livros do acervo infantil da biblioteca, disponíveis para leitura no local. Facilitadora: Ioná Barbosa da Paixão.

15h às 15h30

- Contação da história: Nascimento do Visconde, autoria de Monteiro Lobato.

Facilitadora: Ioná Barbosa da Paixão. 

- Contação da história: De dentro das caixolas, de Alexandre Geisler. A atividade será baseada nas memórias, vivências  e andanças do autor. Facilitador: Alexandre Geisler (Ator e Contador de História).

Dia 21/04

9h às 18h

- Cadastramento e empréstimos de livros do acervo infantil da BCEB para o público interessado. Facilitadora: Marinalva da Cruz Vieira.

- Exposição de uma mesa com os livros para a ação “Leia e passe a adiante uma história infantil”. Facilitadora: Lucimeire Jesus Ferreira.

15h às 15h30

Contação da história: O sanduíche de Dona Maricota, autoria de Marcilene Dias e Valéria Amorim. Facilitadoras: Marcilene Dias e Valéria Amorim. 


Atividade no Shopping


Dia 25 (15h30) -  Camerata Quadro Solar da OSBA. Apresentação do Projeto Música de Câmara da OSBA, que fará uma homenagem aos clássicos infantis, contemplando o Projeto Abril do Livro Infantil. Quadrilátero - Térreo.


Dia 27 (9h) – Sextas Culturais. Apresentações Musicais e Roda de Conversa. A inclusão socioeducacional da pessoa com  Autismo. Realização: Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual - CAP, proporcionará apresentações musicais, feiras de artesanato e Rodas de Conversa.



Sextas Culturais


Dia 28 (9h às 17h) - Board Games - partidas de RPG de mesa. O objetivo do evento é fazer com que jovens e adultos tenham acesso ao desenvolvimento do jogo de mesa conhecido como RPG. A ideia é apresentar o jogo e suas qualidades para um público com idade entre 10 e  25 anos, além disso, faremos com que esse público tenha contato também com a literatura que é necessária também para o jogo e trabalhar com autores baianos de ficção e fantasia. Quadrilátero - Térreo. Facilitadores: Equipe BCEB e Grupo Matilha RPG.


RPG

 

Dia 19 (15h)Café com Cordel. Atividade coordenada por Miguel Teles, BCEB, trás uma mostra da cultura popular sertaneja através da literatura de cordel, da cantoria de viola, do samba rural, entre outros, objetivando reunir estudiosos, pesquisadores, artistas, professores, estudantes e o público em geral para ouvir, cantar e debater os saberes e fazeres dos cordelistas e violeiros nordestinos.
O evento terá a participação de Antônio Ribeiro da Conceição, conhecido como Bule Bule. Quadrilátero - Térreo.


Bule Bule


SUGESTÃO DE LEITURA

 

A Roupa Nova do Imperador de Hans Christian Andersen. O livro conta a história de um rei muito orgulhoso, mas não muito esperto, que foi enganado por dois supostos alfaiates. Os vigaristas prometeram costurar uma roupa nova para ele, feita de um tecido especial que apenas as pessoas inteligentes poderiam ver. Para não fazer papel de burro, o rei dizia que conseguia vê-la, apesar dela não existir. Como todos no reino queriam agradar a seu governante, quando ele aparece "vestido" com seu novo traje, ninguém ousa comentar que ele está nu.


A roupa

 

Feérica de Carolina Munhoz. Violet Lashian tem apenas um objetivo: ser famosa em seu mundo. Ignorada pelas fadas, de uma sociedade que preza a padronização, a jovem de cabelos roxos decide abandonar seu sofrimento em busca de um lugar entre as estrelas de Hollywood.
Bastidores de reality shows. Festas badaladas. Encontros amorosos com jovens milionários. Entrevistas em rede mundial. Fama instantânea, dinheiro e poder. De repente, a feérica se vê cercada pela realidade com que sempre sonhou. Mas será que Violet é capaz de manter a pureza de sua raça mágica em um mundo corrompido pelo deslumbre material? E quais seriam as reais consequências de sua revelação para a existência oculta de seu povo?


Feérica

 

O diário de Kalina Farfalla de Fabiana Barros. O livro conta o dia a dia de Kalina Farfalla, uma menina de 15 anos que vive muitas aventuras ao lado da sua turma de amigos. Os temas do livro são: preconceito racial, bullying, histórias de mistério como a da loira do banheiro, a desmistificação da morte, romance, a importância do uso do cinto de segurança, e dos amigos na vida da gente, entre outros temas. O leitor ainda pode começar a escrever sua própria história, seu diário, no final do livro.


Diário




Os livros encontram-se disponíveis na biblioteca.

 

 

Recomendar esta página via e-mail: