Programação Cultural

 .

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE JANEIRO 2018 



ARTES VISUAIS

 

De 08 a 31 (08h30 às 21h) Exposição Brinquedos além do tempo. A exposição visa relembrar o passado, contemplando brinquedos que marcaram nossa infância. Os itens expostos serão trazidos por funcionários da BCEB e frequentadores da biblioteca. Foyer - Térreo.


Brinquedos

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

 

Dias  08 e 12 (10h) – Um amigo para sempre, de Marina Colasanti . Este livro é baseado em fato real. Luandino Vieira é um escritor angolano que lutou pela independência do seu país e por isso foi preso. Na prisão ele só podia sair da cela uma vez por dia. Nesses passeios, surge um passarinho que vem comer migalhas do seu pão. São meses de interação entre o autor e o pequeno pássaro. Até que um dia o passarinho não volta mais. Foi cumprir seu destino de liberdade. Setor Infantil - Térreo. Facilitadora: Maria Aline Pinheiro.


Um amigo

 

Dias 15 e 19 (10h) – As centopeias e seus sapatinhos, de Milton Camargo. Pode parecer fácil ser uma vendedora de sapatos, isso se as freguesas não forem as centopeias e suas filhas.   Setor Infantil - Térreo. Facilitadora: Maria Aline Pinheiro.


centopéias

 

Dias 22 e 26 (10h) – A velhinha Maluquete, de Ana Maria Machado. Todos a bordo! O balão da velhinha maluquete vai subir. Esse texto de Ana Maria Machado está cheio de situações engraçadas e brincadeiras com as palavras. Mas cuidado! No balão também vão um rato, um gato, um cachorro, uma cabra, um cavalo, um boi e veja só, uma mosca varejeira. - Setor Infantil - Térreo. Facilitadora: Maria Aline Pinheiro.


A velhinha

 

Dia 29 (10h) – A fada que tinha ideias, de Fernanda Lopes de Almeida. Clara Luz é uma fada que quer fazer o mundo andar por suas próprias ideias. Para ela, quando ninguém inventa. Facilitadora: Maria Aline Pinheiro.


A fada

 

OFICINAS

 

Dias 09 e 23 (14h às 16h) – Oficina de acondicionamentos de documentos. Confecção de caixas utilizando a técnica de dobradura para proteção de documentos. Os participantes irão confeccionar com cartolina (de maior gramatura) uma caixa retangular para arquivar documentos - Setor de Obras Raras - Sala de Exposições - 2º andar. Facilitadoras: Célia Mattos, Andrea de Jesus e Eliane Alcântara. 


AcondicionamentoCaixa

 

Dia 10 (15h) - Oficina: Fantoche de pregador. Os participantes aprenderão a confeccionar pequenos fantoches, com pregadores de roupa. - Setor Infantil - Térreo. Facilitadora: Raquel Ávila.


Fantoche

 

Dias 11 e 18 (14 às 15h) – Oficina : Papietagem. Os participantes aprenderão técnicas de papietagem (decorar objetos com colagem de papel). Setor de Revistas - 1º andar. Facilitadoras: Arlete Sodré e Silvia Clícia.


PapietagemPapietagem

 

Dia 17 (15h) - Oficina: Boliche. Os participantes aprenderão a fazer peças do jogo de boliche com garrafa pet. - Setor Infantil - Térreo. Facilitadora: Raquel Ávila.


Boliche

 

Dia 24 (15h) - Oficina: Bilboquê. Os participantes aprenderão a fazer um bilboquê (brinquedo que consiste em uma esfera de madeira, com um orifício central, e preso por uma corda numa espécie de suporte. Através do movimento das mãos, esta bola deve ser encaixada no suporte). O objetivo do jogo é acertar a bolinha no pino, apenas balançando a mão. Feito com garrafa pet. - Setor Infantil – Térreo. Facilitadora: Raquel Ávila.


Bibloquê


Dia 27 (9h às 11) - Uso de blogs por "focas" como experimento para a prática jornalística. A atividade apresentará a origem dos blogs e principais características do uso da ferramenta, desde sua popularização no Brasil e em algumas partes do mundo. Também será apresentado o uso de blogs por jornalistas, como cartão de visita e portfólio do trabalho jornalístico feito por focas. A atividade será direcionada para iniciantes na carreira. Aberta ao público geral. Vagas limitadas. Solicite sua inscrição pelo email - viva.bpeb@fpc.ba.gov.br - Sala 3 - RECODE - 3º andar. Facilitador: Raulino Júnior (jornalista).


Blog

 

Dia 31 (15h) - Oficina: Quebra cabeça com palito de picolé. Os participantes aprenderão e confeccionarão um quebra cabeça feito com palito de picolé - Setor Infantil - Térreo. Facilitadora: Raquel Ávila.


Palito

 

CINE VÍDEO

 

Dias 09 e 11 (10h e 15h) - A culpa é das estrelas. Hazel Grace Lancaster e Augustus Waters são dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio para pacientes com câncer. Por causa da doença, Hazel sempre descartou a ideia de se envolver amorosamente, mas acaba cedendo ao se apaixonar por Augustus. Juntos, eles viajam para Amsterdã, onde embarcam em uma jornada inesquecível. Baseado na obra homônima de John Green. - Vão do Foyer - Térreo.


A culpa

 

Dias 16 e 18 (10h e 15h) – Divergente. Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. Não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos. Baseado na obra de Veronica Roth - Direção de Neil Burger.  Vão do Foyer - Térreo.


Divergente

 

Dias 23, 25 e 30 (10h e 15h) – O Lar das crianças peculiares. Um adolescente chega a uma ilha misteriosa onde vivem crianças com poderes especiais, mas, também, inimigos ocultos. Baseado na obra de Ransom Riggs. - Direção de Tim Burton. Vão do Foyer - Térreo.


Crianças peculiares

 

CINE VÍDEO INFANTIL

 

Dias 02 e 04 (10h e 15h) – Quero entrar. O pai do Cebolinha fica preso do lado de fora da casa, por ter engolido a chave da porta e faz de tudo para entrar - Direção de Mauricio de Souza. Setor Infantil - Térreo.


Quero entrar

 

Dias 09 e 11 (10h e 15h) – Montanha Suja. Cascão e Cebolinha ficam amigos de um lutador profissional, que vive infeliz por sempre ter que fazer o papel de vilão - Direção de Mauricio de Souza.Setor Infantil - Térreo.


Montanha

 

Dias 16 e 18 (10h e 15h) – O Bicho-Papão. Mais uma vez Cascão e Cebolinha se aventuram e acabam encontrando um filhote de bicho-papão - Direção de Mauricio de Souza. Setor Infantil - Térreo.


Bicho

 

Dias 23, 25 e 30 (10h e 15h) – O Ogro da Floresta. Um terrível ogro passa o tempo raptando pessoas e levando para sua caverna. Quando captura a princesa Mônica, descobre que existem pessoas piores do que ele - Direção de Mauricio de Souza. Setor Infantil - Térreo.


Ogro

 

CINE VÍDEO ACESSÍVEL

 

Dias 05 e 12 (10h e 15h) – São Bernardo. Um mascate consegue se transformar em um próspero fazendeiro, só que ele é um homem torturado constantemente por suas obsessões e desconfianças. Baseado no romance homônimo de Graciliano Ramos - Direção de Leon Hirszman - Setor Braille - Térreo.


São Bernardo

 

Dias 19 e 26 (10h e 15h) – Vida de Menina. O longa-metragem é uma adaptação dos diários de Helena Morley, pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant. Sob a perspectiva dessa menina de 13 anos, o filme exibe um panorama intimista da vida cultural e familiar da cidade de Diamantina em seu período de decadência econômica nos fins do século XIX - Direção de Helena Solberg. Setor Braille - Térreo.


Vida

 

ENTRETENIMENTO CULTURAL

 

Dia 20 (9h às 18h) – Board Games - partidas de RPG de mesa. O objetivo do evento é fazer com que jovens e adultos tenham acesso ao desenvolvimento do jogo de mesa conhecido como RPG. A ideia é apresentar o jogo e suas qualidades para um público com idade entre 10 e 25 anos, proporcionando um contato com a literatura necessária para o desenvolvimento do jogo, além de trabalhar com autores baianos de ficção e fantasia.

 

EVENTOS

Círculo de Leitura: Especial de férias - O círculo de leitura tem por objetivo, reunir interessados em discutir sobre literatura brasileira e estrangeira. A atividade será conduzida por um mediador, na qual os participantes terão autonomia para escolherem os títulos de interesse para as próximas discussões. No mês de janeiro trabalharemos com os seguintes livros:

Dia 10/01 (10h) - "Baía da Esperança, de Jojo Moyes" - Sinopse: Liza nunca conseguiu fugir do passado. Mas nas praias paradisíacas da encantadora comunidade de Silver Bay ela encontrou a liberdade e a segurança que procurava – se não para ela, mas, para sua filha pequena, Hannah, até que Mike Dormer se hospeda no hotel que Liza administra. Quadrilátero - térreo.

Dia 17 (10h) – "O quarto de despejo, de Carolina de Jesus" - Sinopse: O livro retrata a trajetória da catadora de lixo, Carolina de Jesus, que completou 100 anos em 2014 e a repercussão internacional de sua obra, que fez dela um fenômeno midiático. Quadrilátero - térreo.

Dia 24 (10h) – "Depois de Você, de Jojo Moyes" - Sinopse: Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, ela cai do terraço. O acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte. Quadrilátero - térreo. 

 

SUGESTÃO DE LEITURA

 

São Bernardo de Graciliano Ramos. Um mascate consegue se transformar em um próspero fazendeiro, só que ele é um homem torturado constantemente por suas obsessões e desconfianças.


São Bernardo

 

Minha Vida de Menina de Helena Morley.  Pouco após a abolição da escravatura e a Proclamação da República no Brasil, Helena começa a escrever um diário, que revela seu universo e um país adolescente como ela. Neste diário, a menina debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias.


Minha vida


Série – Divergente de Veronica Roth. Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.


Divergent


Os livros encontram-se disponíveis na biblioteca.

 

Recomendar esta página via e-mail: