Programação Cultural

BPTABANNER

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE JULHO 2018


CONTAÇÃO DE HISTÓRIA


Dias 19 e 24 (9h) – Aventuras e Travessuras no 2 de Julho - A independência da Bahia da autora  Neide Cortizo. Os garotos Lia e Diogo, além do gato Ulisses que é o narrador das aventuras são os personagens principais deste livro. Um velho tapete de retalhos, que sempre ganha um novo pedaço, traz a magia e proporciona uma "viagem no tempo". Facilitadora: Alexia Bairon.


Aventuras

 

OFICINA

 

De 16 a 20 (9h às 11h) - Oficina Prática para a 3ª Idade: Como usar Celular.   Djalma de Paiva - Técnico de Informática mostrará aos participantes o uso e funcionalidade do aparelho celular, suas funções e interação com as mídias sociais. Inscrições pelo telefone: 3116-5895.


CINE VIDEO

 

Dia 18 (09h) - Mandela - A Luta pela Liberdade. Direção Goodbye Bafana. Em homenagem ao centenário de Mandela exibiremos o filme: Mandela - A Luta pela Liberdade, que  descreve a luta do líder africano pela liberdade e igualdade de direitos no mundo. O filme é baseado na experiência de Mandela na prisão, seguindo os relatos de um guarda do presídio, James Gregory que, junto com Bob Graham, escreveram o livro que inspirou o roteiro do filme. Drama 2007, 140 min.


Mandela

 

ENTRETENIMENTO CULTURAL

 

De 03 a 31 (12h às 14h) – Hora do Entretenimento. Atividade recreativa de jogos e brincadeiras como: quebra-cabeça, jogo da memória, resta um, desenhos, cruzadinhas e xadrez. Facilitadora: Adriele Santana.


Passatempo

 

EVENTOS


Dia 13 (14h) - Palestra 2 de Julho - Processo Histórico da Independência da Bahia. Contemplando o 2 de Julho, a historiadora Antonieta Aguiar fará uma explanação sobre as lutas pela Independência da Bahia ocorridas em 1823, resultando na libertação baiana do domínio português. Antonieta Aguiar é Historiógrafa do Arquivo Público da Bahia; Professora do Instituto Histórico da Bahia; Doutoranda e Mestra em História pela UFBA.


Palestra

 

Dia 18 (15h) – Roda de Leitura. A BPTA promove uma Roda de Leitura com os alunos da Escola Thales de Azevedo, tendo como mediadora a Profª Maria Eugênia. O livro discutido será Textos Cruéis Demais para Serem Lidos Rapidamente de Igor Pereira da Silva.  Essa atividade tem por objetivo incentivar o gosto pela leitura e facilitar a compreensão da literatura. Profª de Portugues do PROEMI Maria Eugenia.


Roda

 

Dia 25 (9h) – Mesa Literária Papo de Escritor. Contemplando o Dia Nacional do Escritor, 25 de julho. A BPTA convida estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) Salvador, da escola da Secretaria de Educação do Estado da Bahia ,para apresentarem a Mesa Literária #papodeescritor. A Mesa é resultado da oficina “Eu Escritor, formação em produção literária e escrita criativa”. Neste encontro, jovens escritores vão falar sobre suas experiências. Facilitadoras: Professoras do (CJCC) Edivania Barros e Elizabeth Maluf.

 

SUGESTÃO DE LEITURA

 

2 de Julho - Independência da Bahia e do Brasil dos autores Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior  e  Ubaldo Marques Porto Filho. O livro retrata os movimentos de libertação que ocorreram na Bahia, Pará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Sul. Destacando o esforço da guerra baiana que resultou na expulsão dos portugueses do  solo baiano, concretizado no dia 2 de julho de 1823. Ano: 2016.

 

Uma ilha chamada livro: Contos mínimos sobre ler, escrever e contar da autora Heloisa Seixas. A autora nos transporta para um mundo onde tudo pode e vai acontecer, através do universo da literatura, a partir de contos que comentam acontecimentos cotidianos, sob o olhar da autora. O livro está dividido em três partes: ler, escrever e contar.  Ano: 2009.

 

Um Longo Caminho para a Liberdade do autor Nelson Mandela. Relato autobiográfico de um dos maiores políticos da contemporaneidade. Narrativa épica, de luta, derrota, esperança renovada e triunfo. Ano: 1995.

 


Esses livros encontram-se disponíveis na biblioteca.  

 



Recomendar esta página via e-mail: