Programação Cultural

BPTABANNER

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE ABRIL 2018


ARTES VISUAIS


De 02 a 30 (8h30 às 17h) - Exposição de obras da Literatura Infantil. Contemplando o projeto Abril do Livro Infantil, a BPTA expõe obras de autores baianos, de literatura infanto-juvenil, publicados pela FPC através de editais 2008 a 2016. A menina que não gostava de ler de Lilia Gramacho, A nuvem que não queria chover de Iray Galrão, Três histórias para ninar gente grande de Raymundo Dantas, O Poderoso Chinelinho de Patrícia Gonçalves, Itapagipe de Cecy Ramos, Histórias da Vovó Ana de Ana Lucia de Sousa Santos entre outros.


Exposição

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

 

Dia 19 (10h) - Kuat: Como nasceu o guaraná do autor Antônio Carlos Marques Pinto. Ação em comemoração ao dia do Índio. Será contada a história do livro Kuat de Antônio Carlos Marques Pinto. Conta-se que após a morte do filho do sol, no mesmo local onde foi enterrado seu corpo, brotou uma planta que cresceu e expandiu-se pela Amazônia. Dando surgimento a um fruto escuro, semelhante aos olhos de Kuat. Esse fruto passou a ser apreciado pelos guerreiros da tribo e ingerida por eles, tornando-os poderosos e imbatíveis, dando-lhes a força e energia do sol. Após a contação as crianças irão colorir figuras. Facilitadora: Adriele Santana.

 

OFICINA

 

Dia 10, 11 e 12 (9h30 às 11h) – Oficina de Teatro. Oficina de introdução ao teatro, que visa através de jogos e improvisações vislumbrar o processo criativo no fazer teatral. Acreditando que somos todos seres criativos e atuantes, esta oficina se propõe a destravar corpos e mentes através de ações físicas, possibilitando assim o ambiente criativo e concentração para o desenvolvimento da arte teatral. Oficineiro: Diogo Lopes Filho - Direção Teatral da UFBA.


Oficina

 

CINE VÍDEO  


De 02 a 30 (9h ás 16h30) – Cineteca: Escolha seu Filme e agende uma data. Exibição de filmes agendados pelo usuário através da disponibilidade do acervo da biblioteca. Classificação livre. Facilitadores: Equipe BPTA.

 

CINE VÍDEO ACESSÍVEL

 

Dia 26 (10h e 14h) – Vídeo – A roupa nova do rei – Contando histórias em LIBRAS.  Vídeo em Libras relatando a história: A roupa nova do rei, do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). Facilitadores: Equipe BPTA.

                                                                                

ENTRETENIMENTO CULTURAL (Jogos e Brincadeiras)

 

De 02 a 30 (9h às 17h) - Hora de Entretenimento. Quebra-cabeça, jogo da memória, resta um e xadrez requer muita atenção do jogador.  Aqui você encontra muitos outros jogos, além de brincadeiras, desenhos e cruzadinhas.

 

EVENTOS

 

De 16 a 20 (9h às 11h) - Informática Básica para 3ª Idade. Em parceria com o Programa Conecta Biblioteca a BPTA oferece aulas de Informática Básica para 3ª idade. As aulas proporcionará contato com as principais noções e conhecimentos de informática básica como: organizar a área de trabalho, navegar e pesquisar na internet, fazer downloads, enviar e-mails, digitação e utilizar editores de textos. Djalma Paiva - Técnico em Informática.


Curso


Dia 17 e 18 (9h30 às 11h) - Semana do Livro Infantil. A BPTA convida a contadora de história Cynthia Araújo, para desenvolver contação de histórias e oficina literária. Haverá também uma visita mediada à exposição de várias obras literária infantil que estará disponível na unidade para manuseio e interação com os livros. Essa ação contempla o Projeto Abril do Livro Infantil. Cynthia Araújo, do Clube de Leitura Dandara.


Contação

 

SUGESTÃO DE LEITURA

 

A Voz da Sereia: o autismo e os impasses na constituição do sujeito de Marie Christine Laznik. A voz da sereia reúne artigos até então dispersos em diversas publicações, além de textos inéditos que trazem casos clínicos e teorizações da autora. Dessa forma é possível acompanhar a evolução do percurso teórico-clínico desta psicanalista reconhecida pelo seu trabalho sobre o autismo. Ano: 2013.


Esse livro encontra-se disponível na biblioteca.  

Recomendar esta página via e-mail: