Programação Cultural

Banner - BV

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE JULHO 2018



ARTES VISUAIS

 

Dia 01 - Exposição Nasce o Sol ao Dois de Julho. Em celebração ao Dois de Julho, a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé apresenta a exposição virtual Nasce o sol a dois de Julho.  Exposição organizada em três eixos: fontes documentais, audiovisual e pesquisa realizada através do Jornal A TARDE entre os anos de 1923 a 2012, revelando ao público que em diversos contextos históricos, o Dois de Julho sempre esteve presente como um dos festejos mais populares da Bahia.

 

Dia 02 - Exposição Vitual: Notícias sobre o Dois de Julho: Jornal A Tarde ao longo do tempo. O Jornal A TARDE ao longo do século XX publicou matérias especiais, reportagens e charges sobre a festa da Independência do Brasil na Bahia. As notícias sobre o 2 de Julho desvendam seus aspectos fundamentais, significados históricos; ritos, símbolos, suas adaptações em diferentes conjunturas,  e excepcionalidades, sobretudo, sua permanência. A BVCP apresenta uma mostra de pesquisa realizada no jornal A TARDE, entre os anos de 1923 a 2012. 

 

Dia 03 - Exposição Virtual: O dois de Julho por Silvio Robatto. Silvio Robatto já nasceu fotógrafo, por legítima herança do pai Robatto, festejado fotógrafo. Por isso entendemos a preciosidade do acervo fotográfico que produziu ao longo de sua vida. Registrou e iluminou espetáculos, performances, oficinas, exposições, tanto da dança como do teatro e de outras expressões artísticas populares na Bahia. Como parte deste tesouro, há um lote de negativos com as imagens dos festejos populares do 2 de Julho. Trata-se de uma fonte iconográfica  importante para o estudo da História da Bahia.

 

Dia 10 - Exposição virtual: Olhares sobre a Liberdade. Ao longo do mês em que comemoramos o Dois de Julho, a Fundação Pedro Calmon desenvolveu em dez bibliotecas de bairros periféricos de Salvador Oficinas de Leitura e Escrita Criativa, com duração de quinze horas. A atividade foi uma ação em parceria com a Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador.

 

Dia 13 - Livros, fontes, revista, jogos e quadrinho sobre o DOIS DE JULHO. Dois de Julho é uma das datas mais importantes da História da Bahia. A Biblioteca Virtual, desde a sua criação, busca produzir conteúdo sobre a temática, como realizar exposições de revistas, jogos, e disponibilizar em seu acervo fontes históricas de jornais, documentos, livros e estudos acadêmicos de forma a difundir o máximo de informações possíveis para todos aqueles que visitam o site e o acervo da Bv.

 


Recomendar esta página via e-mail: