Programação Cultural

BIBEXBANNER

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE ABRIL 2018

 

 CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

 

Boca do RioCajazeiras


A Sereiazinha de Hans Christian Andersen. O Livro conta a história de uma sereiazinha que ao completar 15 anos pôde subir à superfície do mar para conhecer o mundo. Nesse dia, o navio em que o príncipe navegava naufragou e ela o salvou, levando-o para uma praia próxima.

Dia 03 (09h às 16h) - Boca do Rio (Rua José Felipe Venique, 20).


Sereia

 

Contos dos meninos índios de Hernâni Donato, Olavo Silveira Pereira e Mônica Haibara. O livro destaca crendices, mitos e lendas dos nossos índios, descrevem seus habitats, usos e costumes, falam de animais com os quais convivem e explicam, a seu modo, os fenômenos da natureza.

Dia 12 (09h às 16h) - Santa Cruz (Base Comunitária);

Dia 13 (09h às 16h) - ICEC (R. Saturno - Pernambués).


Índios

 

Fábulas de Monteiro Lobato. O livro conta histórias que são narradas por Dona Benta e sempre estão acompanhadas de perguntas e críticas inteligentes da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Serão contadas algumas fábulas e têm como personagens principais os bichos, que falam, pensam e interagem com os homens.

Dia 20 (09h às 16h) - Nordeste (Beco da Cultura).


Fábulas

 

Favela, Minha Morada de Carlos Jorge Nunes. O livro traz o relato de uma criança sonhadora vivendo na favela de uma grande cidade. Uma história contada de forma simples e direta.

Dia 25 (09h às 16h) - 11 - Cajazeiras II (Rua José Freire dos Prazeres);

Dia 26 (09h às 16h) - Santa Cruz (Base Comunitária);

Dia 27 (09h às 16h) - ICEC (R. Saturno - Pernambués).


Favela

                                                                      

OFICINAS

 

Oficina Artística: Meu Cocar. Em homenagem ao dia do índio, 19, os participantes confeccionarão um cocar utilizando papel e tinta.


Dia 12 (09h às 16h) - Santa Cruz (Base Comunitária);

Dia 13 (09h às 16h) - ICEC (R. Saturno - Pernambués).

 

Cocar


Oficina Literária: Crie a sua história. Em homenagem ao dia do livro, 23, a Bibex confeccionará um grande livro onde os participantes juntos irão criar uma história.

 

Dia 20 (09h às 16h) - Nordeste (Beco da Cultura).


Crie

 

ENTRETENIMENTO CULTURAL

 

Jogos e Brincadeiras: Turma do Sítio. Atividade lúdica e educativa através de palavras cruzadas, jogo da memória, xadrez, dama, quebra-cabeça, dominó e caça palavras. Facilitadores: Equipe BIBEX.

Dia 03 (09h às 12h) - Boca do Rio (Rua José Felipe Venique, 20);

Dia 25 (09h às 12h) - Cajazeiras II (Rua José Freire dos Prazeres);

Dia 26 (09h às 12h) - Santa Cruz (Base comunitária);

Dia 27 (09h às 12h) - ICEC (R. Saturno - Pernambués).


Jogos

 

EVENTOS

 

Dia 02 (9h às 16h) - Dia Mundial de Luta pela Conscientização do Autismo - Centro Pestalozzi.

Programação:

9h · Visitação a Biblioteca Móvel;

10h · Contação de história: A sereiazinha (Hans Christian Andersen);

11h · Entretenimento: Alongamento, Ciranda e Brincadeiras;

13h · Visitação a Biblioteca Móvel;

14h · Contação de história com fantoches;

15h · Entretenimento: Alongamento, Ciranda e Brincadeiras.


BRINCADEIRAS:

- Vivo/Morto:

Quando o líder disser: "Morto!", todos ficarão agachados. Quando o líder disser: "Vivo!", todos darão um pulinho e ficarão de pé. Quem não cumprir as ordens é eliminado, até sobrar um só participante, que será o vencedor. E ganhará um brinde!

- Jogo do Espelho:

Em dupla/frente a frente, um comanda os movimentos, enquanto o outro participante, que recebe o comando, copia os movimentos (imita seus gestos). Esta atividade estimula a coordenação e identificação motora.

- Lego:

Brinquedos de montar. Para auxiliar na concentração e coordenação da criança.

- Dado das atividades:

Cada lado do dado corresponderá a uma atividade que a criança deve desenvolver.

PULAR - deve-se incentivar a criança a ela pular o mais alto que conseguir.

RODAR - girar em torno do próprio eixo com a criança em seu colo.

BALANÇAR – balançar os braços.

É importante incentivar a pronúncia das palavras a cada atividade.

- Brincado de agrupar:

Brincadeiras de agrupar objetos são ótimas para ensinar as cores, conceitos de formas, além de noções de diferença e semelhança. Por exemplo, pediremos para a criança agrupar tampinhas de garrafa pet da mesma cor e depois colocá-las em caixas de papelão de cor correspondente.

- Vocabulário com Bexigas:

Será desenhada uma letra em cada bexiga – prefira as coloridas para chamar a atenção visualmente. Você pode colocar música e pedir para a criança espalhar as bexigas. Quando a música parar, ela deverá escolher uma e pensar em palavras que começam com a letra da bexiga. Se a criança apresentar dificuldades, ofereça pistas.

 

Aniversário Bibex (33 anos) e BIML. Contação de história, Teatro de Fantoche, Brindes, Oficina Artística.Facilitadores: Equipe BIBEX.

Dia 18 (09 às 16h) – BIML.


Aniversário


Dia 24 (9h às 16h) - Projeto Dia "D" de Leitura na cidade de Olindina. Contação de histórias, Oficinas e Entretenimentos Culturais. Facilitador: Raí Santana.


9h - Visitação à Biblioteca Móvel;

9h30 - Oficina com materiais recicláveis;

10h - Entretenimento: Alongamento, jogos e brincadeiras com tema do Sitio do Pica-pau amarelo;

10h30- Contação de história: Fábulas de Monteiro Lobato. O livro conta histórias que são narradas por Dona Benta e sempre estão acompanhadas de perguntas e críticas da turma do Sítio do Picapau Amarelo;

11h - Contação de história: Contos dos meninos índios dos autores: Hernâni Donato, Olavo Silveira Pereira e Mônica Haibara;

14h - Visitação a Biblioteca Móvel;

14h30 - Contação de história: Fábulas de Monteiro Lobato. O livro conta histórias que são narradas por Dona Benta, acompanhadas de perguntas e críticas da turma do Sítio do Picapau Amarelo;

15h - Entretenimento: Alongamento, jogos e brincadeiras com tema do Sitio do Pica-pau amarelo;

15h30 - Contação de história: Contos dos meninos índios dos autores: Hernâni Donato, Olavo Silveira Pereira e Mônica Haibara;

16h - Oficina Literária: Crie a sua história. (Os participantes irão escrever uma história em um grande livro confeccionado pela BIBEX).


Dia D


Caravana Social - Pacto Pela Vida.

Dia 26 (9h às 16h) - Alto das Pombas 

Programação: Contação de história, Entretenimento Cultural e Visitação a Biblioteca Móvel.


Alto das Pombas



SUGESTÕES DE LEITURAS

 

A História de Emília de Monteiro Lobato. A contação de histórias sempre atraiu a turma do Sítio – fábulas sobre formigas e raposas, mistérios em florestas, bosques e aventuras no fundo do mar. Mas, dessa vez, quem assume o posto de contadora de histórias é Emília. A dona desses faz de conta, também não falta humor, muitas surpresas e viradas – um personagem vira outro que, por sua vez, vira outro, e assim a história segue.


Emília

 

Como eu gosto do meu livro de histórias de Anita Jeram. O coelhinho gosta muito de seu livro de histórias. Mergulhando na floresta mágica de seu livro, ele vive mil aventuras, e, em cada uma delas, faz novos amigos. Uma história para quem gosta de ler e para os que ainda não descobriram o mundo fantástico que os livros revelam.


Esses livros encontram-se disponíveis na biblioteca


Recomendar esta página via e-mail: