Programação

Fachada da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE JANEIRO 2018


ARTES VISUAIS

 

 

Exposição Pateta

De 01 a 31 (8h30min às 17h) - A Memória do Gibi traz o personagem Pateta, criação dos estúdios Walt Disney, da década de 1932. Os quadrinhos retratam o personagem Pateta, que ganha uma viagem de férias. Na Memória do Gibi, o público poderá ter acesso a diversas revistinhas raras e conhecer melhor esse divertido personagem.  Facilitadores: Equipe BIML.


Pateta

 

Memorial Denise Tavares

De 01 a 31 (8h30min às 17h) - Divulgar o acervo pessoal, livros e objetos da idealizadora e fundadora da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, Denise Tavares. Facilitadores: Equipe BIML.


Denise

  

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

 

Dia 17 (14h) - O pássaro da Chuva de Monique Bermond. O livro conta a história do pássaro que pousa no alto de um pé de tamarindo. Cantava seu canto triste: "Chuá-chuá-chuá!" Banium não tirava os olhos dele e meditava muito. Facilitadoras: Aline Pinheiro e Raquel Ávila.

 

 Pássaro

 

Dias 5 (10h) – Trenzinho Azul de Mabel Veloso. A contadora de histórias Juliana Sampaio irá divertir as crianças proporcionando um momento lúdico, através do livro Trenzinho Azul.  O momento de contação de histórias tem por objetivo estimular a imaginação e promover o entretenimento que em paralelo a diversão traz também conhecimento e criatividade. Facilitadora: Juliana Sampaio.

 

 Trenzinho

 

Dias 4, 11, 18 e 25 (10h) – Chapeuzinho Vermelho dos irmãos Grimm. Essa história fala diretamente com a imaginação das crianças, e também dos adultos. A mãe de Chapeuzinho Vermelho pede a ela que leve uma cesta com um lanche para sua avó adoentada. Mas no meio do caminho, na floresta, a menina encontra o terrível lobo mau. Facilitadora: Argemira Silva.

 

 Chapeuzinho

 

Dias 3, 10, 17, 24 e 31 (10h) – Lixo que não é lixo de Sylvio Barreto. O livro mostra de maneira lúdica a importância de reciclar o lixo e de fazer a coleta seletiva, como forma de preservar o meio ambiente. A história é leve e mostra como despertar a consciência ecológica nas crianças. Facilitadora: Rosemeire Oliveira.   

   

 Lixo

                                                         

OFICINAS

 

Dias 4, 11, 18 e 25 (15h) – Oficina de Arte - Pinte e Rabisque! Essa Oficina leva as crianças ao universo da pintura, de forma livre, explorando a imaginação, a criatividade e a liberdade de expressão. Tema: Pinte o seu super- herói predileto. Facilitadores: Equipe BIML.

 

 Oficina

 

De 23 a 26 (15h) – Oficina de Informática para Crianças. A oficina, em parceria com o programa CONECTA BIBLIOTECA, proporcionará ao público infantil, a partir de 09 anos, o contato com as principais noções e conhecimentos de informática básica, como organizar a área de trabalho, navegar e pesquisar na internet, fazer downloads, enviar e-mails, utilizar editores de textos, slides, instalar e utilizar programas e equipamentos específicos. As Inscrições serão presenciais. Facilitadora: Rosemeire Oliveira.


ConectaCurso

 

Dias 9 e 23 (10h) Roleta Literária - As crianças vão aprender bricando com a Roleta Literária. A atividade trará muitas informações, curiosidades e perguntas sobre os clássicos da literatura infantil, além de chpauezinho vermelho, tem A Bella adormecida, Pinóquio, Cinderela, e outros. As crianças vão  girar a roleta e onde o ponteiro indicar será apresentaado trechos das obras com perguntas secretas onde elas tentarão acertar, além de algumas surpresas. O objetivo da brincadeira é estimular o interrese pela leitura e apresentá-las ao universo da fantasia na literatura.  Facilitador: Ítalo Richard.

 

 Roleta

 

Dias 3, 10, 17, 24 e 31 (10h) – Recicle e BrinqueCom a chegada das férias, após a contação da história do livro Lixo que não é Lixo, do autor Sylvio Barreto, as crianças irão confeccionar brinquedos com material reciclado. Facilitadora: Rosemeire Oliveira.

 

 Recicle

 

CINE VÍDEO

 

Dia 6 (10h) – O grande Urso. Jonathan e sua irmã mais nova Sophie estão de férias em uma cabana do seu avô no meio da floresta. O garoto tenta se livrar da menina, mas quando ele finalmente consegue, é de uma forma que ele não imaginava. Sophie foi raptada por um urso enorme, e agora ele tem que encontrá-la e levá-la de volta para casa sã e salva. Facilitadores: Equipe BIML.

 

Urso 

 

Dia 13 (10h) - Sítio do Pica-pau amarelo: Reinações de Narizinho - No Sítio do Picapau Amarelo tudo é possível. A fantasia se mistura com a realidade fazendo parte do cotidiano da menina Narizinho e de seu primo Pedrinho. Baseado na obra imortal de Monteiro Lobato. Facilitadores: Equipe BIML.

 

 Sítio


Dia 20 (10h) - Origem dos Guardiões. Jack Frost, um garoto que controla o inverno, se junta ao seleto time dos Guardiões Imortais para impedir Breu, o bicho-papão, de transformar todos os sonhos das crianças em pesadelo e usar seus poderes maquiavélicos para governar o mundo. Facilitadores: Equipe BIML.

 

 Guardiões

 

Dia 27(10h) – Sítio do pica-pau amarelo: O Minotouro. Baseado na Obra de Monteiro Lobato, conta de forma divertida a história da mitologia Grega. A pedido de Pedrinho, Dona Benta conta a lenda do Minotauro: Um vilão da grécia antiga , com o corpo de homem e cabeça de touro. Facilitadores: Equipe BIML.

 

 O minotauro

 

                                    ENTRETENIMENTO E BRINCADEIRAS

 

 

De 01 a 31 (09h e 14h) (aos domingos 10h) - Teatro de Fantoche. Apresentação de Teatro de Fantoches em que os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo contam para o publico de forma lúdica um pouco sobre a história do seu criador, Monteiro Lobato, e da idealizadora da Biblioteca, Denise Tavares. Facilitadores: Equipe da BIML.

  

Fantoche 

 

Dias 2, 9, 16, 23 e 30 (10h) – Bola Mágica. Divertida brincadeira que irá animar as crianças, a partir de uma bola que circulará entre elas ao som de uma música. Quando a música parar a criança estoura a bola e será surpreendida com algum desafio, perguntas de conhecimentos gerais e prendas. Facilitadores: Equipe da BIML.

 

 Bola

 

Dias 5, 12, 19 e 26 (15h) - Resgatando Brincadeiras Infantis- A diversão é garantida na BIML.  As crianças irão resgatar diversas  brincadeiras infantis, participando de  atividades como: telefone sem fio, elástico, pé de lata, peão, ovo na colher, entre outras. Facilitadores: Equipe da BIML.

 

 Resgastando


Dias 4, 11, 18 e 25 (10h) – Jogo do Tabuleiro: Eu conheço a história.  Após a contação de história, será realizado um divertido jogo de tabuleiro, no qual as crianças irão responder perguntas sobre algumas obras da literatura infantil: Pinóquio, adaptação de Cécília Casas; Chapeuzinho Vermelho, dos Irmãos Grimm; e O Cabelo de Lelê, de Valéria Belém. O objetivo é estimular leitura e compartilhar os aspectos relevantes das histórias. Facilitadora: Argemira Silva.


 Brincadeiras

 

EVENTO

 

De 02/01 a 02/02 (terça a sexta: das 08h30 às 17h, sábado das 08h30 às 12h30 e domingo das 08h30 às 13h) – Inscrições da Cia de Teatro BIML. A Biblioteca Monteiro Lobato estará selecionando novos talentos para a Cia. de Teatro BIML. As turmas infantil (de 8 a 11 anos) e juvenil (de 12 a 17 anos) serão ministradas pelo arte-educador Sérgio Mício. As atividades desenvolvidas pela Cia de Teatro, visam auxiliar crianças e adolescentes a vencerem a timidez e controlar a hiperatividade.   As entrevistas acontecerão nos dias 20 de fevereiro para a turma infantil e 21 para a turma juvenil.  Inscrições gratuitas e vagas limitadas. Seleção mediante teste.

 

Link para inscrição online: https://goo.gl/forms/gm1qrlrfXFswKrOn2

 

Cia de Teatro  

                                        

SUGESTÕES DE LEITURA


Cavalinho de Pau de Mabel Veloso. Cavalinho de Pau é uma alegre aventura em que, através da imaginação infantil, um simples cabo de vassoura transforma-se em um cavalo. 2004.

 

O Diário de Tati de Heloisa Perissé. A vida de Tati é um festival de perguntas sem respostas. Para aguentar tanta pressão, só mesmo contando tudo para alguém confiável. A Tati descobriu um superamigo caladão, fiel, a quem ela confia. Di é o diário secretíssimo de Tati onde ela conta tudo. 2003.

 

As Férias do pequeno Nicolau de Jean Jacques Sempé. O Livro conta a história de Nicolau que está indo viajar nas férias. As férias são divertidas e Nicolau se mete em muita confusão. Ele tem muitos amigos e os pais sempre o rodeia. 1998.


Esses livros encontram-se disponíveis na biblioteca.

 

Recomendar esta página via e-mail: