Programação

Fachada da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE ABRIL 2018


ARTES VISUAIS

 

 

Exposição Gibis do Sítio do Pica-Pau Amarelo

De 01 a 30 (8h30min às 17h)

 

No mês em que se comemora o aniversário da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato e o nascimento do autor do Sítio do Pica-Pau Amarelo, Monteiro Lobato (18/03). A Memória do Gibi expõe as revistas em quadrinhos da turma do Sítio. São muitas histórias de aventuras e diversão com a boneca Emília, Narizinho, Pedrinho e toda a turma.


Sítio

  

Mostra da Literatura de Cordel

De 01 a 30 (8h30min às 17h)

A mostra dos Santos, do acervo da literatura de cordel conta com obras de Jotacê Freitas, José Alcântara, Antônio Barreto, J. Caxias, João Bosco Silva Fernandes, entre outros, com o objetivo de incentivar a leitura dos cordéis da BIML.


Cordel

  

Memorial Denise Tavares

De 01 a 30 (8h30min às 17h) - Divulgar o acervo pessoal, livros e objetos da idealizadora e fundadora da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, Denise Tavares. 


 Denise


CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

 

Dias 5,12 e 26 (10h) - Memórias da Emília de Monteiro Lobato. A boneca de pano mais famosa da literatura brasileira resolve escrever suas memórias. E para realizar esta nobre missão, ela escolhe ninguém menos que o Visconde de Sabugosa para ser seu escriba. Porém, caprichosa como é, Emília mistura fatos reais e invenções, manda e desmanda no sábio sabugo de milho, maltrata Tia Nastácia e ralha com Dona Benta. E o Visconde, de pena e tinta na mão, toma nota de tudo com muita paciência, mas também aproveita a distração da boneca para dar sua versão da história. Facilitadora: Rosemeire Oliveira.


Emília

  

Dias 4, 6, 11 e 13 (15h) - Mistério na Biblioteca de Sandra Aymone. Seu Geraldo, o avô de Gabi, chegou de manhã dizendo que ia levá-la para passear. — Vamos de ônibus ao centro da cidade! Lá tem uma praça enorme, cheia de árvores, balanços, gangorras... Mas antes, vou levar você para conhecer minha biblioteca favorita. Dentro da biblioteca Gabi viveu muitas aventuras. Facilitadora: Leia Mascarenhas.


Mistério

 

Dias 3, 5, 10, 12 e 17 (15h) - Crianças Famosas de Monteiro Lobato e Nereide S. Mica Ribeiro. Além de criar os famosos personagens infantis: Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta e tantos mais, Monteiro Lobato brigou por suas ideias e opiniões, marcando sua presença no cenário brasileiro. Neste livro, que faz parte da coleção Crianças Famosas, os autores contam como foi a infância do escritor. Facilitadora: Rita Telles.


Crianças

 

OFICINAS

 

Dia 3 (10h) - Oficina de Prática e Experimentação Sensorial. A oficina faz parte do projeto Cidade Cega, apoio do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, edital de Mobilidade Artística Cultural. A oficina tras a experiência da encenação performática com jovens e adolescentes tendo com objetivo principal de explorar os sentidos (tato, audição, olfato, paladar) e sensibilizá – los para a inclusão e acessibilidade, como meio de percepção do espaço através da suspensão provisória da visão. Facilitadora: Milena Flick.


Sensorial

 

Dias 5, 12 e 26 (10h) - Oficina: Brincando de Escritor. Após a contação de história das Memorias de Emília de Monteiro lobato, as crianças irão produzir um livreto onde através da escrita, pintura e colagens, contarão sua própria história em comemoração ao dia Nacional do Livro Infantil (2). Facilitadora: Rosemeire Oliveira.


Oficina


Dias 4, 6, 11 e 13 (15h) - Um Presente para a BIML. Após a contação da história Mistério na Biblioteca, de Sandra Aymone, as crianças serão convidadas a ilustrar com técnicas de serigrafia, desenhos e colagens, um lindo painel festivo de aniversário pelos 68 anos de fundação da BIML. O painel ficará exposto durante todo o mês decorando o salão infantil. Facilitadora: Leia Mascarenhas.

 

Dias 4, 11, 18 e 25 (10h) - Oficina de Dança. Em comemoração ao dia Internacional da Dança (29), serão realizadas atividades, para promover esta arte, vista como linguagem universal e promotora de ideias como liberdade de expressão, inclusão e igualdade de direito, além de leitura sobre a arte da dança. Facilitadora: Dilma Martins.


DançaMistério

 

CINE VÍDEO

 

Dia 7 (10h) - As Aventuras do Avião Vermelho de Frederico Pinto José Maia. A trama apresenta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka. A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai. Facilitadores: Equipe BIML.


Avião

 

Dia 14 (10h) - A Menina Que Roubava Livros de Brian Percival. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu que vive na clandestinidade em sua casa. Facilitadores: Equipe BIML


A menina

 

Dia 28 (10h) - Sítio do Pica-Pau Amarelo de Monteiro Lobato. Sítio do Pica-Pau Amarelo é uma criação de Monteiro Lobato, escritor brasileiro. A obra tem atravessado gerações e é uma das mais amadas da literatura infanto-juvenil brasileira. O primeiro livro da série foi publicado em dezembro de 1920. A partir daí, Monteiro continuou escrevendo livros infantis de sucesso, com seu grupo de personagens que vivem histórias mágicas: Emília, Narizinho, Pedrinho, Rabicó, Conselheiro, Quindim, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, Saci, etc. Os personagens principais moram ou passam boa parte do tempo no sítio pertencente à avó dos garotos, batizado com o nome de Pica-Pau Amarelo, de onde vem o título da série. Equipe BIML.


Sítio

 

ENTRETENIMENTO E BRINCADEIRAS

 

De 01 a 30 (09h e 14h) - Teatro de Fantoche. Apresentação de Teatro de Fantoches em que os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo contam para o publico de forma lúdica um pouco sobre a história do seu criador, Monteiro Lobato, e da idealizadora da Biblioteca, Denise Tavares. Facilitadores: Equipe da BIML.


Fantoches

 

Dias 10, 17 e 24 (10h) Jogo da Memória da Turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo. No mês de abril, as crianças irão se divertir na biblioteca brincando com o Jogo da Memória da Turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo. A criançada irá conhecer melhor cada personagem e trabalhar a concentração, nesse animado passatempo. Facilitadores: Equipe da BIML.


Jogo

 

Dias 6, 13, 20 e 27 (10h) - Jogo do Tabuleiro. Baseado no livro O Achamento do Brasil dos autores Henrique Campos e Reinaldo Rocha, as crianças irão participar de forma lúdica e instigante de uma releitura da carta de Pero Vaz de Caminha. Facilitadora: Argemira Silva.

 

EVENTOS

 

De 18 de abril a 30 de maio (De terça a sexta às 15h e aos domingos às 11h, exceto feriados) -Teatro Brincando Com a Turma da Mônica. Diretamente das tirinhas dos quadrinhos para os palcos, os personagens Mônica, Cascão, Cebolinha, Magali e Chico Bento vivenciam a sua infância com todas as suas traquinagens, mas mesmo discordando entre si, o valor da amizade é o que prevalece entre eles. O espetáculo comemora os 68 anos da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato e os 8 anos da Cia de Teatro BIML. Adaptação e direção: Sérgio Mício. Com a Cia de Teatro BIML – turmas infantil e juvenil: Facilitador: Sérgio Mício.

 

Dia 19 (14h) Bate-papo - Deficiências nutricionais e Rendimento Infantil. Em associação com o projeto "Brincando em Família" será realizado um bate papo na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato sobre a relação entre as deficiências nutricionais e o rendimento infantil, o bate papo será conduzido pelas nutricionistas Camila Ferreira e Caroline Santana. O objetivo é apresentar as deficiências mais prevalentes na infância e relaciona-las com sinais e sintomas que interferem no aproveitamento da criança e como pais, professores e responsáveis podem reconhecer tais alterações. A atividade tem como público alvo cuidadores e professores. Facilitadoras: Camila Ferreira e Caroline Santana.


Brincando

 

Dia 19 (10h) Grupo de Dança APAE - O centro de formação acompanhamento profissional da APAE Salvador, fará apresentação na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato com a sua Companhia de Dança. O objetivo é mostrar a biblioteca como espaço de acessibilidade e inserção social através da cultura. Facilitadora: Clara Paixão.


Apae

 

SUGESTÕES DE LEITURA


 

Denise Tavares - Traços Biográficos de Esmeralda Maria de Aragão e Joseania Miranda Freitas. Esta publicação registra os fatos que marcaram a vida e a obra da educadora baiana nascida na cidade de Nazaré em 1925. Revela os traços marcantes da personalidade desta mulher corajosa e persistente, fundadora de uma das mais expressivas instituições para a formação cultural da criança baiana no século passado: a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. Traça ainda um referencial histórico da educação baiana e brasileira entre as décadas de 1940 e 1960.  Ano: 2008.


Denise

 

Trenzinho Azul de Mabel Veloso. O trem se vestiu com a roupa mais nova que encontrou na estação, pôs até gravata listrada e lenço no bolso. Mas só as crianças notaram que ele, que passava sempre igual, naquele dia parecia muito diferente. Ano: 2009.


Trenzinho


A Aranha Vaidosa de Lucas Yuri. A Aranha Vaidosa fala de uma aranha que não tem tempo para os amigos por conta de sua vaidade excessiva, até que os amigos se juntam e lhe dão uma lição. Ano: 2011.


Aranha

 

Esses livros encontram-se disponíveis na biblioteca.

 

Recomendar esta página via e-mail: