Programação

Fachada da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE JULHO 2018


ARTES VISUAIS

 

Exposição Gibis do Mickey

De 01 a 31 (8h30min às 17h)

No mês de Julho, a memória do Gibi apresenta as revistas em quadrinhos do Mickey. O personagem de desenho animado, criado em 1928. Na Memória do Gibi, o público poderá ter acesso a diversas revistinhas raras e conhecer melhor esse querido personagem. 


Mickey

 

 Memorial Denise Tavares

De 01 a 31 (8h30min às 17h)

O Memorial Denise Tavares expõe livros e objetos pessoais da idealizadora  e fundadora da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, Denise Tavares, bem como do patrono Monteiro Lobato.


Denise

  

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

 

Dias 4, 11, 18 e 25 (15h) - Alegria da autora Jane Belk Moncure. O Livro Alegria fala sobre a importância deste sentimento. Alegria de encontrar e brincar com os amigos  a felicidade de reencontrar os pais, quando eles voltam de viagem, um almoço na casa da vovó.


Alegria

 

Dias 6, 13 e 27 (10h) e 3, 13, 24 e 31 (15h) - Aventuras e travessuras nos 2 de Julho: A Independência da Bahia da autora Neide Cortizo. Os garotos Lia e Diogo, além do gato Ulisses - que é o narrador das histórias são os personagens centrais das aventuras. Facilitadores: Dilma Martins e Argemira Silva.


Aventura

 

Dias 05, 19 e 26 (15h) - Memórias da Emília do autor  Monteiro Lobato. A boneca de pano mais famosa da literatura brasileira resolve escrever suas memórias. E para realizar esta missão, ela escolhe o Visconde de Sabugosa para ser seu escriba. Facilitadora: Leia Mascarenhas.


Memória

 

Dias 3, 10, 17, 24 e 31 (10h) - Pomba Colomba da autora Silva Orthof. Um dia, pomba Colomba estava limpando a casa quando bateram à porta. Num cesto, encontrou uma carta que só sabia chorar. Depois de muita choradeira, a carta conseguiu explicar que foi escrita para "ela - Meu Amor", mas "ele" não sabia o endereço. Decidida a ajudar, Colomba se vestiu de pombo-correio e voou em busca de Meu Amor. Facilitadora: Rita Telles.


Pomba

 

OFICINA

 

Dias 3, 10, 17, 24 e 31 (10h) - Oficina Literária- Correio da Amizade. Após a contação da história Pomba Colomba, de Silva Orthof, e em comemoração ao dia do Amigo (20), as crianças irão escrever uma carta com mensagens e desenhos para entregar a alguém especial. Oficineira: Rita Telles.

  

Dia 11 (15h) - Oficina de Teatro – Teatro na Leitura. Oficina de teatro para iniciantes, Indicado para crianças a partir de 8 anos.. As crianças participarão de atividades lúdicas, inspiradas na obra de Monteiro Lobato e dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Oficineiro: Sérgio Mício.


Teatro

  

Dias 12, 19 e 26 (10h) – Oficina Literária - Valor da liberdade de pensamento. Será abordada a importância de pensamento e liberdade de expressão e como isso está vivo dentro de nós. Após, todos serão convidados para escreverem no mural o que pensa ou tem vontade de expressar. Oficineira: Cyntia Telles.

 

Dias 06, 13 e 27 (10h) - Oficina Literária - 2 de julho nanoconto  Após a leitura do livro Aventuras e Travessuras no 2 de julho, da autora Neide Cortizo, os participantes irão produzir um livro coletivo de nanocontos (minicontos). Eles serão desafiados a utilizar apenas 50 letras na elaboração dos textos. Oficineira: Argemira Silva.

 

Dias 13, 20 e 27 (15h) - Oficina de Informática para Crianças. A oficina, em parceria com o Programa CONECTA, proporcionará ao público infantil, a partir dos 9 anos, o contato com as principais noções e conhecimentos de informática básica, como organizar a área de trabalho, navegar e pesquisar na internet, utilizar editores de textos, slides em PowerPoint. Oficineiras: Cyntia Telles e Eneida de Paula.


Conecta

 

Dias 12, 19 e 26 (15h) - Oficina Literária - Um dia de Escritor.  Após a contação de história das Memorias de Emília no livro escrito por Monteiro Lobato, as crianças irão produzir um livreto onde através da escrita, pintura e colagens, contarão sua própria história em comemoração ao Dia do Escritor (25). Oficineira: Leia Mascarenhas.

 

Dias 4, 11, 18 e 25 (15h) - Oficina Literária- felicidade é... Em comemoração ao dia da liberdade de pensamento (14), após a leitura do livro Alegria, de Jane Belk Moncure,  as crianças confeccionarão um livro artesanal com mensagens sobre o que elas pensam sobre o tema "Felicidade". Oficineira: Argemira Silva.

  

CINE VÍDEO

 

Dias 7 e 21 (10h) – O Pequeno Príncipe. Direção Mark Osborne. A Pequena Garota encontra o excêntrico Aviador, que a introduz ao mágico mundo do Pequeno Príncipe. Neste mundo em que tudo é possível, a Garota aprende a redescobrir sua infância.


Pequeno

 

Dia 14 (10h) - João e o Pé de Feijão. Direção América filmes investimentos. João é um menino pobre, que mora com sua mãe viúva, e possui apenas uma vaca magra de onde tira seu sustento. Mas o que será que acontece, quando ele a troca por feijões mágicos e reencontra o gigante que um dia roubou a fortuna de sua família?


João

 

Dia 28 (10h) - Os Três Porquinhos. Adaptação de Walt Disney. Os três porquinhos constroem suas próprias casas, O mais apressado, faz uma casa de palha, Outro rapidamente, ergue a sua com gravetos. Já o mais prudente, ergue a sua com tijolos. Quando o lobo mau aparece, as casas dos dois primeiros não resistem e eles pedem abrigo ao irmão mais esperto. E agora? Quem tem medo do lobo mau? 


Porquinhos


 

ENTRETENIMENTO E BRINCADEIRA

 

De 01 a 31 (09h e14h) - Terça a sexta - Teatro de Fantoche.  Apresentação de Teatro de Fantoches em que os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo contam para o público de forma lúdica um pouco sobre a história do seu criador, Monteiro Lobato, e da idealizadora da biblioteca, Denise Tavares. Facilitadores: Equipe da BIML.


Fantoche

 

Dias 4, 18 e 25 (10h) - Jogo de Xadrez. A Oficina ensinará conceitos básicos  do jogo de xadrez para toda a criançada que deseja aprender brincando através do livro Xadrez para Criança, de Pablo C. Girona. Com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico e estratégico para os participantes. Facilitador: Aprígio Marcos.


Xadrez

 

Dias  3,  17, 24 e 31 (15h) - Jogo da Memória 02 de Julho. A partir  da história Aventuras e travessuras no 2 de Julho: A Independência da Bahia, de Neide Cortizo, e tendo como base um painel expositivo dos lugares da cidade ligados ao processo da Independência da Bahia, será realizado um jogo da memória sobre as principais personalidades envolvidas. Facilitadora: Dilma Martins.

 

Dias 20 (10h) - Bola Mágica. Divertida brincadeira de animação a partir de uma bola que circulará entre elas ao som de uma música. Facilitadores: Equipe BIML.


Bola Mágica

  

EVENTO 

 

Dia 5 (10h) - Palestra de Inclusão – Convivendo e respeitando as diferenças. A atividade será desenvolvida, a partir da formação dos grupos por critérios de semelhanças físicas, gostos, sexo, etc, seguido de dinâmicas de grupo, concluindo com avaliação da ação efetuada pelos participantes. Palestrante: Kátia Pessoa (Psicopedagoga).

 

Dia 06 (15h) - Projeto Saúde nas Bibliotecas - Palestra: Noções de Primeiros Socorros. Será realizada uma palestra de primeiros socorros com o Brigadista Bombeiro Civil Erick Leal.

 

Dia 10 (15h) - Companhia de Dança Banda Opaxorô. A Companhia de Dança Banda Opaxorô fará apresentação na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato com repertório diversificado. A Companhia faz parte do Centro de Formação Acompanhamento Profissional da APAE/Salvador. Coordenador: Janiere de Almeida.


Opaxorô

 

Dia 12 (15h) - Gincana Literária com os alunos do 6º ano dos colégios Rui Barbosa e Severino Vieira). A gincana tem como objetivo a interação e socialização entre as equipes, desenvolver senso critico, sensibilidade e autoestima dos alunos. Principalmente estimular o gosto pela leitura. Equipe BIML.

 

Dia 19 (14h) - Projeto Saúde nas Bibliotecas: Bate papo sobre Inclusão. O objetivo é levantar reflexões sobre inclusão social de crianças com impasses na subjetividade, com foco no contexto da educação e da saúde, a partir do olhar sobre cada criança, com suas especificidades, para além do diagnostico. A psicóloga também irá relatar um pouco de sua experiência como terapeuta escolar no projeto. Psicóloga: Niara Viana.

 

Dia 20 (10h) - Palestra: RPG 2 de Julho - Independência da Bahia: Vamos aprender a Jogar? Será realizada uma exposição dialogada sobre a temática Independência da Bahia, dando enfoque à participação popular e personagens pouco utilizados em sala de aula. Será destacada a tradição oral sobre a história do 2 de julho com a participação de Maria Felipa, Tambor Soledade e Tupinambás, com destaque para a  Fuga do Forte de São Pedro, o Ataque Português a Região do Recôncavo e a Batalha de Pirajá e seus personagens, relacionando-os a uma proposta didático-pedagógica de jogo Role- playing Game (RPG) digital sobre o 2 de Julho. Palestrante: Professora Josenilda Lima.

 

SUGESTÃO DE LEITURA

  

Aventuras e travessuras no 2 de Julho: A Independência da Bahia da autora Neide Cortizo. Essa obra mistura ficção com realidade. Os garotos Lia e Diego, além do gato Ulisses - que é também o narrador das aventuras são os personagens principais deste livro.. Ano: 2013.

 

Janela Mágica da autora Celília Meireles. O Livro traz uma seleção das melhores crônicas da grande poeta Celília Meireles. Ela fala de tudo, como se expusesse a alma, ante nossos olhos: reflexões sobre a vida, a morte, o materialismo, o egoísmo, a crueldade, entre outras coisas, sobre a condição humana. Ano: 1983.


Janela

 

2 De Julho: Independência da Bahia e do Brasil dos autores Álvaro Pinto Dantas Júnior e Ubaldo Marques Porto Filho. A independência da Bahia teve um papel fundamental para a consolidação da libertação do Brasil do jugo da coroa portuguesa, no dia 2 de Julho de 1823. O Livro traz uma temática de grande importância da historiografia baiana e nacional. Ano: 2016.


Dois

 

 



Esses livros encontram-se disponíveis na biblioteca.

 

Recomendar esta página via e-mail: