Março Mulher | Artes Visuais

Banner estático março mulher










botão março mulherbotão março mulherbotão cine-vídeo acessívelBotão Eventos





Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)

01 a 31 de março, 8h30 às 21h | Exposição Bibliográfica – Mulheres Best-Sellers

A exposição apresenta mulheres campeãs de vendas, na literatura nacional e internacional. Os livros apresentados na exposição fazem parte do acervo da BPEB. Alguns exemplos: Como eu era antes de você de Jojo Moyes; O diário da princesa de Meg Cabot; Doce vingança de Nora Roberts; Paula de Isabel Allende; Toda sua, de Sylvia Day; 50 tons de cinza, de James E. L.; Divergente, de Veronica Roth; Fúria de Beleza, de Elisa Lucinda; Tudo que você não soube, de Fernanda Young; Ela disse, ele disse: o namoro, de Thalita Rebouça. Setor de Empréstimo e Pesquisa - Térreo.

01 a 31 de março, 8h30 às 21h | Exposição - Mulheres heroínas: Conquistando espaços, trilhando caminhos.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, e para lembrar a contínua luta das mulheres pelo direito de igualdade de gênero. Apresentaremos mulheres revolucionárias, heroínas, conquistadoras, intelectuais, rebeldes, características estas que traduziram as mulheres, que lutaram por melhores dias, e venceram diversos obstáculos em suas épocas. E aos poucos conquistaram seu espaço, deixando um legado positivo para toda humanidade. Dentre elas - Irmã Dulce; Joanna Angélica; Maria Felipa; Maria Bonita; Leila Diniz; Rachel de Queiroz; Amélia Rodrigues; Rosa Parks; Simone de Beauvoir; Nina Simone; Betty Friedan. Esta exposição utilizará recursos como folders, cartazes, textos e livros, com destaque as seguintes obras: Século XX a mulher conquista o Brasil, de Marilena Chauí; Direitos Humanos no cotidiano: manual. 2 ed. Publicação do Ministério da Justiça, Brasília; Um olhar sobre elas, de Doris Bicudo. Salão de Exposições - 2º andar.

06 a 31 de março, 8h30 às 21h | Exposição - Mulheres em Cena

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO | 6 de março, de 17h às 18h

A exposição é resultado da Oficina de Fotografia e Audiovisual, realizada em fevereiro, com a parceira dos profissionais da DIMAS/FUNCEB. A exposição trás ainda fotografias, livros, cd's, dvd's, textos e cartazes e livros do acervo da BPEB que trabalha a temática feminina no universo brasileiro, entre eles: Belas e feras baianas, de Doralice Alcanforado; O silêncio do Verso, de Elenora Cajahiba; Exército de Anjos, de Katia Drumond; Sesmaria, de Miriam Fraga; O jogo de Ifá, de Sônia de Coutinho; Uma flor caiu do Céu, de Clarisse Ribeiro; Olhos d'alma, de Jerusa de Ferreira; Mulher de Roxo, de Patrícia Moura; Maria Bonita, de Antonio Amaury Araujo; Canô Velloso, de Antonio Fernando Guerreiro; Mãe Stella, de Moscus de Santana; Irmã Dulce dos Pobres, de Maria Rita Pontes; A primeira médica do Brasil, de Alberto Silva. // CD'S, VINIS E DVD'S: Elis Regina/ Elizeth Cardoso/ Alcione/ Rita Lee/ Marina Lima/ Daniela Mercuri/ Fafá de Belém. Vão do Foyer - Térreo.

01 a 31 de março, 8h30 às 18h | Exposição fotográfica: Um olhar sobre elas

Exposição fotográfica da artista visual Rose Nascimento. As fotografias fazem parte de seu acervo pessoal. Dentro de suas pesquisas e registros, cada uma dessas mulheres apresentadas, no total de 18 fotografias, compõe o imaginário poético e de vida da fotógrafa, bem como de seus referenciais, como Clarice Lispector, Cecília Meireles e Zélia Gattai. São retratos de mulheres de vários universos como mãe, filhas, companheiras, amigas, irmãs e educadoras. Foyer - Térreo.

01 a 31 de março, 8h30 às 21h | Exposição - Amélia Rodrigues: um toque poético

Grande nome da cultura baiana Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues dedicou-se ao jornalismo, mas atuou como educadora, escritora, teatróloga e poetisa, colaboradora de publicações religiosas como O Mensageiro da Fé, e A voz. Escreveu algumas peças teatrais, entre as quais Fausta e A Natividade. É autora dos poemas Religiosa Clarisse e Bem me queres. Produziu ainda obras didáticas, literatura, infantil e romances. A BPEB vai apresentar na sua exposição o periódico A Paladina do Lar, que faz parte do seu acervo valioso, revista feminina que circulou na cidade de Salvador entre 1910 e 1917 e se destacou por falar sobre temas diversos do universo da mulher. Salão de exposições - 1º andar.



Biblioteca Virtual Consuelo Pondé

8, 12, 15 e 17 de março | Exposição Virtual: Perfis Femininos Baianos

Um novo Projeto na BVCP acontecerá ao longo do ano de 2017 com personalidades femininas que contribuíram com a história baiana nos mais diversos campos; ciência, educação, cultura, política, artes, religião entre outros. No mês de março vamos destacar: Amélia Rodrigues, educadora, editora e escritora. Nise da Silveira, psicanalista e presa política do regime civil militar brasileiro; Denise Tavares, bibliotecária e fundadora da Biblioteca Infantil Monteiro Lobado; Dona Dalva Damiana, charuteira, sambista, compositora e Doutora Honoris Causa/UFRB. Cada exposição será lançada em uma data específica no decorrer do mês de março. A primeira acontecerá dia 08 e as demais nos dias subsequentes, em sintonia com o projeto Março Mulher.


Biblioteca Juracy Magalhães Jr (Itaparica)

10 de março, 9h | Exposição Temática - A situação da Mulher na sociedade em que vivemos. Recortes de jornal, revistas, fotografias, registros contando a situação de como vivem as mulheres no mundo atual.
Recomendar esta página via e-mail: