Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas


BannerApresentaçãoSEBP


O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia (SEBP)  foi instituído pelo decreto nº 22.103, de 04/11/1970, com o principal objetivo de incentivar a leitura por meio de apoio e valorização das bibliotecas públicas estaduais, municipais e comunitárias.

O SEBP tem como metas operacionalizar as políticas públicas do Ministério da Cultura (MinC) e do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) no Estado, dar orientação e assessoria ao planejamento das atividades das bibliotecas públicas estaduais e prestar assessoria às bibliotecas públicas municipais da Bahia. O Sistema incentiva a criação, expansão e manutenção dos serviços bibliotecários em todos os Territórios de Identidade do Estado.

A Diretoria de Bibliotecas Públicas (DIBIP) é responsável pelo gerenciamento operacional do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia, prestando assistência técnica na implantação e modernização de bibliotecas públicas municipais e comunitárias em parceria com os programas federais de apoio, assistência e fomento às atividades dessas bibliotecas.

Tem por finalidade promover e garantir o acesso democrático e gratuito à informação e ao conhecimento, estimulando a prática da leitura como instrumento para o exercício da cidadania. 

É composta por duas Gerências: a Gerência do Sistema de Bibliotecas (GESB), responsável pela operacionalização das ações do Ministério da Cultura (MinC)  e do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) junto aos municípios baianos, bem como pelo acompanhamento e monitoramento das ações, projetos e programas dos governos federal e estadual para as bibliotecas públicas em todo o território baiano, além de prestar assessoria, proposições e acompanhamento das ações culturais das bibliotecas públicas estaduais que integram o SEBP,  e a Gerência Técnica (GETEC), responsável pela administração do Sistema Pergamum, software utilizado para tratar a informação e disponibilizá-la em rede, dando suporte técnico/ tecnológico às unidades que compõem o SEBP. A utilização do Sistema Pergamum permite o acesso ao acervo através de um terminal no ambiente da própria biblioteca ou de forma remota de qualquer lugar com conexão à internet, através do link: Pergamum

Serviços técnicos desenvolvidos por uma equipe de bibliotecários e auxiliares voltados ao tratamento e automação da informação fazem parte da rotina de atividades da GETEC. A catalogação do acervo, novas aquisições, o gerenciamento das doações recebidas tanto pela comunidade quanto pelas instituições, bem como a distribuição destas para as Unidades do SEBP,  bibliotecas comunitárias e instituições diversas de todo o Estado da Bahia.

Atende ainda às solicitações de instituições vinculadas à Secretaria de Cultura para elaboração de fichas catalográficas das suas publicações e supervisiona estagiários do Curso de Biblioteconomia e Documentação, conforme convênio firmado entre a Fundação Pedro Calmon (FPC) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Além das duas gerências acima, compõem o SEBP seis bibliotecas públicas, localizadas em diferentes bairros de Salvador, duas Bibliotecas Móveis que percorrem praças, parques e bairros da capital e do interior, além da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, especializada na História da Bahia e da Biblioteca Juracy Magalhães Jr. em Itaparica (BA).

O SEBP disponibiliza processo de recadastramento anual para todas as BPMs da Bahia. As informações atualizadas vão subsidiar todos os projetos e programas do SEBP, como a capacitação dos gestores e funcionários das Bibliotecas Públicas Municipais oferecida em turmas mensais, em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT) da Secretaria de Educação do Estado, e a disponibilização de acervo aos municípios que tenham bibliotecas públicas cadastradas e ativas, através de doação.

Recomendar esta página via e-mail: