Programação Cultural

BATBANNER

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE ABRIL 2018

                                        

ARTES VISUAIS


De 02 a 30 - Exposição Prata da Casa. Contemplando o Projeto Abril do Livro Infantil, a BAT expõe livros de autores baianos, categoria infanto-juvenil, publicados através de editais pela FPC entre 2008 a 2016. 


ExposiçãoExposição

 

 

CONTAÇÂO DE HISTÓRIA

 

Dia 03 (9h30) – Tudo Começa em Casa de Cristiane Ostermann. História do menino João, que decidiu transformar as coisas que estavam erradas, iniciando pela sua própria casa. Sua ideia deu certo. Das poucas palavras que ouvia foram surgindo elogios. João percebia que era o começo de tudo e queria compartilhar sua conquista com todos. Quer participar desta história? Então, descubra o que João tem para contar.  Facilitadora: Cristiene Reis.


Tudo

 

Dia 10 (14h30) – Quinho e o Seu Cãozinho um Cãozinho Especial de Laé de Souza. Cativante história de Quinho, garoto que ganha de presente um cãozinho de nome Radar e se tornam inseparáveis nas brincadeiras e aventuras. A principal delas foi o Radar participar de um campeonato "O Melhor Cão do Ano", após muito treino e com pouca chance de vencer. Facilitadora: Karine Soares.


Quinho

 

Dia 12 (9h30) – Planeta Relógio de Sérgio Vale. Alegre e inteligente, Julinha Relógio, com seu jeito especial de encarar o tempo, realiza a maior de todas as aventuras: conhecer a vida. Nesta história, as crianças se encantarão com as valiosas vivências que Julinha Relógio e os habitantes de sua cidade possuem em relação ao meio ambiente. Facilitadora: Cristiene Reis.


Planeta

 

OFICINA

 

Dia 13 (14h30) - Oficina de Material Reciclável. Esta oficina irá despertar a criatividade na criança utilizando materiais recicláveis, como referência de preservação ao meio ambiente.  Será utilizado o livro Material Reciclado, de Vanessa Lebailly. Oficineira: Karine Soares.


Oficina

 

 

Dia 18 (14h30) - Oficina de Informática - Noções Básicas de Informática. Tem como objetivo mostrar aos participantes a importância do uso das Novas Tecnologias da Informação no uso dos programas Word, Excel e Power Point. Oficineira: Karine Soares.

 

 

Dia 23 (9h30) - Oficina literária: Construção de um livro artesanal. Esta oficina tem como objetivo estimular a imaginação da criança despertando o agosto pela leitura e a escrita. .

 

 

Dia 25 (14h30) - Oficina Libras - Noções Básicas de LIBRAS. A oficina mostrará aos participantes como desenvolver a comunicação e atendimento à pessoa surda, aprendendo o alfabeto, verbos, estações do ano, cores primárias e secundárias. Oficineira: Karine Soares.


Libras

  

Dia 27 (9h30) - Oficina de Fantoche: Como Contar História para Crianças. Oficina de contação de histórias utilizando técnicas de fantoches como meio de aprendizado para transmitir conhecimento das práticas de leitura e incentivar de forma lúdica e prazerosa o gosto pela leitura. Será contada a história do Casamento de Dona Baratinha, oportunamente, as crianças confeccionarão, com material reciclado, personagens da história. Oficineira: Cristiene Reis.


Fantoches

 

 

CINE VÍDEO

 

 

De 02 a 30 (14h30) - Escolha seu filme - Agende sua hora. Exibição de filmes agendados pelo usuário com apoio da Vídeo e Locadora e o acervo de filmes da biblioteca.

 

Dia 11 (9h30 e 14h30) – João e Maria. Classificação- Livre; Gênero - Desenho; Diretor: América Filmes. A estória conta sobre um menino e sua irmã que, na tentativa de resgatar seus amigos, que foram levados pela Bruxa Má para a floresta proibida, acabam se perdendo no caminho.


João

 

Dia 17 (9h30 e 14h30) – João e o Pé de Feijão. Classificação- Livre; Gênero - Desenho; Diretor: Brian Henson. João e sua mãe moram em uma pequena casa e com o desaparecimento de seu pai eles começaram a passar fome. João vai até a cidade trocar sua única vaca por alguns grãos de feijão. Sua mãe fica muito chateada com o negócio e joga os grãos de feijão pela janela.


João e o pé de feijão

 

CINE VÍDEO - ACESSíVEL

 

 

Dias 20 (14h30) – Educação de Surdos /Histórias Infantis em Línguas de Sinais V. 3. Direção: INES. Estimular o prazer, e o interesse nas crianças, apresentando o vídeo com histórias contadas pelos surdos adultos em Língua Brasileira de Sinais, com diversos estilos de narrativas de contos e fábulas do conhecimento universal, bem como de lendas brasileiras.


Surdos

 

 

ENTRETENIMENTO CULTURAL

 

 

Dias 28 e 29 (9h30) - Jogos e Brincadeiras. Momento lúdico e educativo que estimula e desenvolve a memória lógica da criança através de brincadeiras como: jogo da memória, desenhos e dominó em Libras. Facilitadoras: Karine Soares e Cristiene Reis.

 

EVENTO

 

Dia 19 (14h às 16h30) - A História do Sítio do Pica pau Amarelo. O evento destinado às crianças, sobre a história de Monteiro Lobato e os personagens que encantaram gerações. Facilitadoras: Karine Soares e Barbara Alcântara.

Programação:

14h Cine Vídeo. Filme: História do Sítio do Pica - Pau Amarelo.

15h Oficina Literária - Criação do reconto da história de Monteiro Lobato - Sítio do Pica pau Amarelo.

16h às 16h30 - Mostra dos personagens do Sítio, confeccionado pelas crianças que participarão do Evento.

 

SUGESTÕES DE LEITURAS

 

A Fabulosa História de Alexandre, o Grande de Dominique Joly, Antoine R. Alexandre, O Grande, foi o maior conquistador da antiguidade. Depois de ter estudado com Aristóteles, com apenas vinte anos de idade tornou-se rei da Macedônia e expandiu seu império para além dos limites da Europa, conquistando o Império Persa e alcançando a Índia. Este livro acompanha sua história e retrata vários conflitos, em que o exército de Alexandre, com muita astúcia e coragem venceu grandes batalhas. Ano: 2006.


Alexandre

 

Alecrim de Rosa Amanda Strausz. Alecrim, o mais novo livro da premiada escritora Rosa Amanda, é uma deliciosa homenagem a outra grande fada: Sylvia Orthof. É com ela que Alecrim aprende a se tornar uma verdadeira fada. Atrapalhada e divertida, ela faz de tudo para ajudar a vida das pessoas. Ano: 2003.


Alecrim


Esses livros encontram-se disponíveis na biblioteca.





Recomendar esta página via e-mail: