Projetos


BJMJRITAPARICABANNER


A Biblioteca vai às Escolas


Visa atender as escolas mais distantes, os alunos sem meios de transporte e também firmar parceria mais efetiva com as escolas, incentivar, o hábito de pesquisa e leitura, estimular os alunos a frequentarem a biblioteca, além de divulgar as atividades culturais da instituição.

Para a realização desta atividade conta-se com a participação voluntária de pessoas da comunidade que desenvolvem dinamização cultural, artística e recreativa em vários estabelecimentos de ensino dos municípios de Itaparica e Vera Cruz. Desta forma, consegue-se integrar a comunidade nas atividades da Biblioteca.



Café com Leitura

Projeto pioneiro iniciado em 05/01/06 na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior – Itaparica. Ideia inspirada em experiência de três décadas de atendimento e convivência com veranistas, turistas, visitantes (público flutuante do período de veraneio de dezembro a fevereiro) e a população em geral, de todas as faixas etárias, dos municípios de Itaparica, Vera Cruz e Salinas.

Com base na própria característica do município de Itaparica, cidade balneária, pensou-se oferecer um espaço agradável, confortável, acolhedor, no período de veraneio, a um público diversificado para saborear, chá, chocolate acompanhado de sequilhos, tortas, salgados, doces e um delicioso café expresso estimulante das atividades intelectuais ao som de uma boa música das noites itaparicanas.

Trata-se de uma nova opção para despertar e fomentar o hábito da leitura, oferecendo, vários títulos de jornais, revistas, informativos, livros (inclusive infantojuvenis) ao público leitor e, também, facultando empréstimo dos livros expostos em estandes instalados na dependência externa da biblioteca, propiciando, também, encontros agradáveis com amigos, escritores, poetas e artistas de todos os segmentos da comunidade.


Biblioteca Itinerante

Tem como objetivo disponibilizar livros e periódicos nas praças e outros espaços públicos, promoção de feiras de livros e periódicos visando incentivar o hábito da leitura, divulgação do acervo, e das atividades culturais desenvolvidas na BJMJr.Itaparica.


Stand da BJMJr nas Escolas

Consiste em montar um stand nas escolas municipais, em dias agendados previamente com os diretores. O objetivo é divulgar os serviços da biblioteca, propiciar consulta ao acervo através do sistema Pergamum e a inscrição dos interessados no serviço de empréstimo de livros. 


Programa Biblioteca no Ar

Realização do programa radiofônico interativo da Biblioteca Juracy Magalhães Jr.-Itaparica, a fim de aperfeiçoar a comunicação institucional da Unidade e promover um espaço de interação com a comunidade local e adjacências. O programa é transmitido pela emissora de rádio comunitária Tupinambá FM 87.9,  às terças-feiras, das 15h às 16h. A partir de maio de 2015, o programa assumiu outro formato e passou a ser transmitido ao vivo com plateia no auditório da BJMJr.Itaparica.


Soletra Ilha de Itaparica

Tem como objetivo incentivar e motivar a leitura dos alunos através de um aprendizado saudável, visando à ampliação do vocabulário, compreensão do significado de palavras e ortografia correta.  As palavras são selecionadas por professores de Língua Portuguesa de colégios que não participam do Soletra.



Recomendar esta página via e-mail: