Programação Cultural

BJMJRITAPARICABANNER

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE ABRIL 2018


ARTES VISUAIS

 


Memorial Acervo Iconográfico de Itaparica

De 02 a 30 (segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h) - O acervo contém um arquivo digital de 900 fotos que podem ser acessadas por visitantes e, 90 expostas fisicamente. Facilitadores: Equipe da BJMJr. de Itaparica.


 Acervo

 

Exposição Permanente de objetos tridimensionais do Ex-Governador Juracy Magalhães

De 02 a 30 (segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h) - Acervo composto de objetos pessoais e fotos  de Juracy Magalhães e de Juracy M. Júnior. Patrono e criador da Biblioteca e Ex-Governador da Bahia. Facilitadores: Equipe da BJMJr. de Itaparica.


 Memorial

 

Memorial João Ubaldo Ribeiro

De 02 a 30 (segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h) - Acervo composto de objetos pessoais, livros, discos, fotos, e documentos originais dos livros do escritor.  O memorial foi instalado na sala onde João Ubaldo escreveu algumas de suas obras e traduziu para o inglês como, por exemplo, Viva o Povo Brasileiro, considerada por muitos seu mais brilhante livro. Facilitadores: Equipe da BJMJr. de Itaparica.


Ubaldo


 

Exposição de obras da Literatura Infantil publicadas pela FPC

De 02 a 30 (segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h). Exposição de livros de autores baianos, categoria infanto-juvenil, publicados pela FPC através de editais de 2008 a 2016. Serão expostos os livros A Menina que não gostava de ler de Lilian Gramacho; Bia a nuvem que não queria chover de Iray Galrão; Três histórias de ninar gente grande de Raymundo Dantas; O Poderoso chinelinho de Patrícia Gonçalves; Itapagipe de Cecy Ramos; Histórias da vovó Ana de Lúcia de Sousa Santos; Lâmpadas e Lamparinas de Neide Cortizo; Viagens e descobrimentos de Neide Cortizo; Aventuras e Travessuras no 2 de julho de Neide Cortizo; A Minhoca dorminhoca de Mayrant Gallo; Dias de garoto de Mayrant Gallo; O Cachorrinho que riu de Mayrant Gallo;  O Ovo e o mundo de Mayrant Gallo; Em Terras Americanas de Tom S. Figueiredo e Paulo Setúbal.


Exposição


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


(Dia 18 (09h) – O pó de Pirlimpimpim - Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato). A história começa com a preocupação de Dona Benta e Tia Nastácia porque estão todos sumidos, até que eles cheguem montados em um Burro Falante muito educado, que se tornará uma figura célebre no Sítio do Pica-Pau Amarelo. Facilitadores: Equipe BJMJr. Itaparica.

 

Dia 19 (14h30) Neve e Pretinha de os sete gigantes de Rubem Filho. A história trás uma reinterpretação do conto de fadas Branca de Neve e os sete anões, transportado para outro espaço, o continente africano. Adaptando os elementos do conto aos hábitos e costumes daquela região. Facilitadora: Natalie Campff (Atriz e Pedagoga).

 

Dia 24 (08h) – Uma joaninha diferente de Regina Célia Melo. Utilizando recurso confeccionado com a técnica de papietagem, essa contação de história mostra a forma que uma joaninha encontrou para lutar contra o preconceito e a descriminação. Facilitadores: Equipe BJMJr. Itaparica.

                                                 

OFICINA

 

Dia 12 (09h) – Recorte Cole e Conte sua história. Utilizando revistas, os presentes selecionaram figuras que iram ilustrar textos criados, através da observação das imagens. Depois os participantes contaram suas histórias uns para os outros. Facilitadores: Equipe BJMJr. Itaparica.

                                                 

Dia 25 (15h) - Descongele seu conhecimento. Após conhecer a história da técnica da grafitagem. Os participantes colocaram em prática sua criatividade pintando um painel de madeira e uma geladeira localizada no jardim da biblioteca que funcionará como recurso para troca de livros. Com intuito de estimular cada vez mais a leitura descongelando o conhecimento. Facilitador: Danilo Dengue.


Descongele

 

CINE VÍDEO

 

Dia 02 (10h e 15h) – Os Fantásticos livros voadores de Senhor Lessmore. Um leitor apaixonado por palavras e livros. Num dia tranquilo é surpreendido com o escurecimento do céu e uma ventania tremenda que deixa tudo revirado ao seu redor tirando a cor de tudo o que existe. Após assistir o filme, os participantes contarão sua opinião sobre o filme expressando a importância do livro e da biblioteca.

 

Dia 04 (10h e 15h) – Selma: A Marcha da Liberdade - Direção: Ava DuVernay. Contemplando os 50 anos de Martin Luther King a BJMJr Itaparica exibirá o filme "Selma: A marcha da liberdade" que narra a luta histórica do Dr. Martin Luther King Jr. para garantir o direito ao voto para os afro-americanos – uma campanha perigosa e apavorante que culminou na épica marcha de Selma a Montgomery, no Alabama, que galvanizou a opinião pública americana e persuadiu o presidente Johnson a apresentar a Lei do Direito ao Voto de 1965.

  

ENTRETENIMENTO E BRINCADEIRA

 

De 02 a 30 - (segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábado das 8h às 12h) – Passatempo Cultural. Durante o mês de abril será oferecido diversas atividades recreativas, tais como: dama gigante, jogo da velha e jogo da memória. Facilitadores: Equipe BJMJr. Itaparica.

 

 EVENTOS

 

Dia 07 (10h) – Palestra: Transtornos Mentais. Contemplando o projeto "Saúde nas Bibliotecas" A Psicóloga Roberta Braga, durante todo o ano levará informações sobre a saúde mental em diversos temas. Palestrante: Dra. Roberta Braga (Psicóloga).


Transtornos

 

Dia 09 (15h) – Encontro com o leitor. No dia em que comemoramos o dia da biblioteca. Funcionários saírão em visita a leitores da biblioteca, para uma contação de história e gravar um vídeo perguntando: Porque a biblioteca é importante para você? O resultado será um vídeo que ficará em exibição no foyer de entrada da biblioteca. Facilitadores: Equipe BJMJr. Itaparica.

 

Dia 11 (09h) – Biblioteca Itinerante. A BJMJr. vai para as ruas do município levando para a comunidade os saberes contidos nos livros e na ludicidade através das atividades: Varal de Livros, Literatura na Rede, Pé de Livros, Contação de Histórias e jogos interativos. Local: Praça do Campo Formoso. Facilitadores: Equipe BJMJr. Itaparica.


Biblioteca

 

Dia 17 (09h) – Encontro com as Escritoras Iray Galrão e Marta Galrão. Visando evidenciar a obra das escritoras divulgação dos seus trabalhos e interação com os usuários da Biblioteca, estimulando o hábito da leitura A BJMJr fará um circulo de leitura com as referidas escritoras. Facilitadores: Equipe BJMJr. Itaparica.

  

SUGESTÕES DE LEITURAS

 

Kuat: Como nasceu o guaraná de Antônio Carlos Marques Pinto. Uma vasta fonte de informações e entretenimento, unindo a criatividade do autor à beleza e magia da cultura indígena brasileira.

 

Emília no país da gramática de Monteiro Lobato. A língua é figurada como um país, o País da Gramática, povoado por sílabas, pronomes, numerais... Quindim, o rinoceronte, leva todo o pessoal do sítio pra lá, e é ele quem tudo mostra e explica.

 

As aventuras de Hans Staden entre os índios do Novo Mundo de Lucília Garcez. O viajante alemão chamado Hans Staden era ousado e corajoso. Não tinha medo de nada. E, naquela época, viajar pelo mar para as novas terras descobertas pelos portugueses e espanhóis era um desafio sensacional. Poucas pessoas se atreviam a enfrentar o oceano Atlântico para conhecer as novidades do outro lado do mar, somente aqueles bem destemidos como Hans Stade.


 

Os livros encontram-se disponíveis para empréstimo na biblioteca.

Recomendar esta página via e-mail: