Programação Cultural

BJMJRITAPARICABANNER

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE JANEIRO 2018


ARTES VISUAIS

 

Memorial Acervo Iconográfico de Itaparica

De 01 a 31 (segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h) - O acervo contém um arquivo digital de 900 fotos que podem ser acessadas por visitantes e, 90 expostas fisicamente. Facilitadores: Equipe da BJMJr. de Itaparica.


 Acervo

 

Exposição Permanente de objetos tridimensionais do Ex-Governador Juracy Magalhães

De 01 a 31 (segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h) - Acervo composto de objetos pessoais e fotos  de Juracy Magalhães e de Juracy M. Júnior. Patrono e criador da Biblioteca e Ex-Governador da Bahia. Facilitadores: Equipe da BJMJr. de Itaparica.


 Memorial

 

Memorial João Ubaldo Ribeiro

De 01 a 31 (segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h) - Acervo composto de objetos pessoais, livros, discos, fotos, e documentos originais dos livros do escritor.  O memorial foi instalado na sala onde João Ubaldo escreveu algumas de suas obras e traduziu para o inglês como, por exemplo, Viva o Povo Brasileiro, considerada por muitos seu mais brilhante livro. Facilitadores: Equipe da BJMJr. de Itaparica.


Ubaldo

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


Dia 05 (15h) – Menina Bonita do laço de fita de Ana Maria Machado. Uma linda menina desperta a admiração de um coelho, que deseja ter uma filha tão bonita quanto ela. Facilitadora: Selma Carneiro Ribeiro (Selminha).

 

Dia 12 (15h) – O pote vazio de Demi. Há muito tempo, na China, vivia um menino chamado Ping, que adorava flores. Tudo o que ele plantava florescia. O Imperador também adorava flores. Quando chegou o momento de escolher um herdeiro, ele deu uma semente de flor para cada criança do reino, dizendo: Quem provar que fez o melhor possível dentro de um ano, será meu sucessor! Facilitadora: Selma Carneiro Ribeiro (Selminha).

 

Dia 19 (15h) – Dez bons conselhos de meu pai de João Ubaldo Ribeiro. O escritor traduz em sentenças curtas o resumo das diretrizes de vida mais importantes passadas por seu pai.

 

Dia 26 (15h) – Bruna e a galinha d'angola de Gercilga de Almeida. A autora narra a relação de uma menina e uma galinha d'angola, passeando pelo universo mítico africano e a criação do universo.

 

Dia 31 (15h) – Uma Joaninha Diferente de Regina Célia Melo. O livro aborda a história de uma joaninha sem bolinhas que descobre uma forma inteligente e criativa de lutar contra o preconceito e a discriminação. Posteriormente será utilizada  a técnica de papietagem para contar a história do livro. Facilitadora: Maria Clara Cintra.


Contação


                                                                                        

OFICINA

 

Dias 18 e 19 (14h) – Artesanato. A BJMJr./Itaparica realizará  a oficina do Projeto Nilé Ayó,  com a utilização de bordados com fitas. Oficineira: Mestra Griô, Artesã e Ferramenteira D. Eunice Santos Souza.


Oficina

 

CINE VÍDEOS

 

Dia 03 (10h e 15h) – Documentário "A Exaltação Festiva da Mestiçagem: O Caboclo de Itaparica/Bahia". O documentário reconstitui a comemoração da independência de Itaparica em torno da atuação do grupo Os Guaranis, que desde 1939 se tornou o principal guardião da festa do Caboclo Tupinambá.  Produtores: Gabriel Teixeira, Gal Meirelles e Milton Moura.

 

 

Dia 04 (10h e 15h) – Documentário “A Vitória de Itaparica”. O documentário retrata a apresentação do espetáculo histórico sobre o 7 de Janeiro Independência de Itaparica. Produtor: Hirton Fernandes.

 

 

Dia 23 (10h e 15h) – Documentário "João Ubaldo Ribeiro - 70 anos com os amigos". Um registro simples de comentários, depoimentos e causos contados por amigos, familiares e moradores de Itaparica.  Produtor: Kau Rocha.

 

 

ENTRETENIMENTOS E BRINCADEIRAS

 

De 01 a 31 - (segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábado das 8h às 12h) – Passatempo Cultural. Durante o mês de janeiro serão disponibilizados os recursos de entretenimentos: dama gigante, jogo da velha e jogo da memória, levando conhecimentos aos usuários da biblioteca. Facilitadores: Equipe BJMJR. Itaparica.

 

 EVENTO

 

Dias 09 e 23 (15h às 16h) – Programa Biblioteca no Ar. Programa de rádio semanal da Biblioteca Juracy Magalhães Junior-Itaparica, exibido pela Tupinambá 87.9 FM, emissora de rádio comunitária da mesma cidade. Temas: 7 de Janeiro - Independência de Itaparica -entrevista com a professora e historiadora Cassimélia Pedreira Barbosa da Costa; Vida e obra do escritor João Ubaldo Ribeiro – entrevista com a jornalista Gilka Bandeira e Randra Kevelin, Mestranda em Letras e Estudiosa das obras do escritor. Facilitadora: Elisabeth Barros.

 

CAFÉ COM LEITURA

 

Através deste projeto, pretendemos criar um ambiente literário com apresentações de música, dança e exposição de artes, visando estimular o hábito da leitura e frequência à biblioteca.

 

De 05 a 18 (Abertura 05/1, às 19h) - Visitação: a partir do dia 06 (segunda a sexta, das 8h às 17h e sábado, das 8h às 12h) – Exposição Fotográfica - Árvore dá Vida. A exposição será composta de 60 peças fotográficas que curiosamente revelam imagens surpreendentes de árvores do Centro Histórico da cidade de Itaparica. Esta exposição faz parte das comemorações pelo 7 de Janeiro - Independência de Itaparica. Fotógrafo: Francisco Edileudo Nobre.


Árvore

 

Dia 20 (19h) – Conversa ilustrada - João, um jeito de ser Itaparicano: Homenagem ao escritor João Ubaldo Ribeiro. Projeções de slides, leitura de carta e textos, além da apresentação de áudios com fala do escritor João Ubaldo Ribeiro. Jornalista: Gilka Bandeira.

 

De 20 a 31 (Abertura 20/1, às 19h45) - Visitação: a partir do dia 22 (segunda a sexta, das 8h às 17h e sábado, das 8h às 12h) – Exposição de Artes visuais “Assemblagem”. É um trabalho no qual o artista une objetos, por colagem ou encaixe, expressando o seu imaginário. Os objetos que fazem parte das obras permanecem em seu estado original, mas, unidos parecem diferentes. Através da imaginação são criadas formas estranhas com os objetos pensados para dar origem a uma história. Expositor: Sérgio Saldanha.

 

Dia 20 (20h) – Apresentação de Balé.  Profª Patrícia Mari Elias Pereira. Como parte das apresentações do Café com Leitura, a academia Beto Fitness apresentará o ballet clássico com as coreografias: Valsa das Flores, Floco de Neve e Docinhos.

 

Dia 20 (20h15) – Musical. Apresentação musical com Nanda Ribeiro, como parte integrante do Café com Leitura.


Café 

 

SUGESTÕES DE LEITURAS

 

 

Dez Bons Conselhos de Meu Pai de João Ubaldo Ribeiro. Nesta obra o romancista Ubaldo Ribeiro, considerado um dos escritores mais importantes do país e autor de livros indispensáveis na literatura contemporânea, traduz em sentenças curtas, mas essenciais, o resumo das diretrizes de vida mais importantes passadas por seu pai. Coisas como: não seja burro, não seja amargo e nunca seja medroso são apenas alguns deles.


O Albatroz azul de João Ubaldo Ribeiro. O Albatroz Azul conta a história de Tertuliano, um velho homem de uma ilha-fantasia da Bahia. O personagem começa a perceber que já está ficando velho e que a morte se aproxima. A ambientação da história do livro se passa em uma Bahia antiga bastante contaminada pela mistura de crenças e fé, típica do povo baiano até hoje.

 


Os livros encontram-se disponíveis para empréstimo na biblioteca.

Recomendar esta página via e-mail: