Programação Cultural

BJMJRITAPARICABANNER

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE JULHO 2018


ARTES VISUAIS


Memorial Acervo Iconográfico de Itaparica

De 03 a 31 (segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h) - O acervo contém um arquivo digital de 900 fotos que podem ser acessadas. São expostas 90 fotos retratando paisagens, casarios dos municípios de Itaparica, Salinas da Margarida e Vera Cruz.


Acervo


Memorial João Ubaldo Ribeiro

De 03 a 31 (segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h) - Acervo composto de objetos pessoais, livros, discos, fotos, e documentos originais dos livros do escritor.  O Memorial foi instalado na sala onde João Ubaldo escreveu O Sorriso do Lagarto e traduziu para o inglês Viva o Povo Brasileiro.


Ubaldo

 

                                              

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

 

Dia18 (14h30) – A serpente de sete cabeças do livro Contos Africanos do escritor Nelson Mandela. O conto A serpente de 7 Cabeças, do livro  Contos Africanos, escrito pelo líder africano Nelson Mandela, vencedor do Prêmio Nobel de 1993. Narra a história da dançarina (Manzuza) e o caçador (Mityane), que lutam contra uma maldição para viver um grande amor. Facilitadora: Solange Campos. (Atriz e contadora de histórias).

 

Dia 26 (14h30) – Histórias da vovó.  A história de um povo é conhecida através da oralidade de seus ancestrais. Relato das histórias e da infância da Facilitadora Marina Santana (representante da comunidade de Itaparica).

                                                 

OFICINA

 

Dias 17 e 19 (9h e 14h30) - Ofina de Xadrez - Cheque Mate. Reconhecendo a importância desse jogo de tabuleiro, como estimulador do raciocínio lógico e cognitivo. A BJMjr proporciona a oficina  durante dois dias. Oficineiro: João Pereira (Professor de xadrez).

 

CINE VÍDEO

 

Dia 20 (14h) - Documentário Mandela: Um homem por trás da lenda. Direção: Joel Calmettes. O documentário conta a história de um dos principais lideres mundial. Comentário da Socióloga Rocio Castro.

 

ENTRETENIMENTO E BRINCADEIRA

 

De 03 a 31 - (segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábado das 8h às 12h) –Passatempo Cultural.  Atividades lúdicas e educativas, tais como: dama gigante, jogo da velha e jogo da memória. Facilitadores: Equipe BJMJr. Itaparica. Facilitadores: Equipe da BJMJr.Itaparica.

 

 EVENTO

 

Dia 06 (09h) – 2 de Julho: Nosso Olhar Itaparicano - Aula Publica. Reconhecendo a importância da participação de Itaparica no processo de Independência do Brasil. A BJMJr realiza   exposição de textos  e produções artísticas de alunos do Colégio Estadual Democrático  Jutahy Magalhães e participa da marcha cívica com as escolas estaduais e  municipais da ilha de Itaparica e o público em geral, saindo da biblioteca pelo centro histórico do município até a Fortaleza de São Lourenço para assistir uma aula pública com o pesquisador Felipe Brito.

 

 Dia 25 (14h) – Encontro com o escritor. Atividade em comemoração ao dia do escritor, divulgação das obras, estimulo ao habito da leitura e maior interação com os usuários da biblioteca.     A BJMJr convida os escritores para falar de suas obras: Delza Dórea - Uma família brasileira; Gregório Gomes - O enterro de Lord e Ricardo Ishmael - O curioso destino de Rita quebra-cama: e outros contos. Equipe da BJMJr.Itaparica.

                                                                                               

SUGESTÕES DE LEITURAS

 

O Sol do Dois de Julho do autor Eldon Canário. O livro retrata os acontecimentos da história do 2 de Julho.

 

Aventuras e travessuras no 2 de Julho: A independência da Bahia da autora Neide Cortizo. De forma lúdica a escritora narra episódios históricos relacionados ao 2 de julho, misturando ficção e realidade através de uma viagem em um tapete de retalhos.

 

Histórias da Vovó Ana da autora Ana Lúcia de Souza Santos. Coleção de contos infantojuvenil contados por vovó Ana.



Os livros encontram-se disponíveis para empréstimo na biblioteca.

Recomendar esta página via e-mail: