Programação Cultural

BJMJRSALVADORBANNER

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE ABRIL 2018

 

 

 ARTES VISUAIS

 

De 02 a 27 (segunda a sexta, 8h às 17h e sábado das 8h30 às 12h). Vitrine Cultural: SALVADOR - Educar por meio do livro infantil. Vitrine Cultural.  A vitrine fará uma mostra bibliográfica e iconográfica de diversos autores da literatura infantil baiana. A atividade contempla o Projeto Abril do Livro Infantil. Curadoria - Maria José Leal.


Vitrine

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

 

Dia 11 (09h) – Fábulas de Monteiro Lobato. O velho, o menino e a mulinha conto extraído do livro "Fábulas” de Monteiro Lobato. Facilitadora: Maria José Leal.


Fábulas

 

 OFICINA

 

Dia 18 (14h) – Oficina Literária: Você pode fazer a diferença. Será exibido o filme e posteriormente a contação de história "A maior Flor do Mundo", de José Saramago. Esta história abrange conceitos importantes da humildade, como: esperança e perseverança. Após a contação da história, as crianças farão interpretação da história contada. Oficineira: Professora Marta Sampaio.


Oficina

 

Dia 19 (09h30) – Oficina Artística e Literária: Educar com Arte. A partir da narração de uma história sobre os índios, as crianças confeccionarão colares de canudinho coloridos e pena. "A Lenda do Urucum" conto extraído do livro: Lendas da Amazônia de: Zeneida Lima de Araújo. Oficineira: Maria José Leal.

 

CINE VÍDEO

 

Dia 24 (09h30 às 14h) – A Menina que Roubava Livros. Filme baseado na obra de Markus Zusak. História de uma criança que aprendeu a ler e a partilhar seus livros. Uma forma que encontrou para sobreviver após a Segunda Guerra Mundial.


A menina

 

ENTRETENIMENTO/BRINCADEIRA

 

De 02 a 30 (Das 8h às 17h – segunda a sexta-feira) – Passatempo Cultural:  Atividade lúdica educativa, que evidencia datas comemorativas do mês com palavras cruzadas e caça- palavras. Dia do Livro Infantil (18), Dia do Índio (19).  Facilitadora: Odete Machado.


Passatempo

 

EVENTOS

 

Curso de informática básica para os jovens, por meio da inclusão digital. Instrutor: Ismael Caliman Filho.

Dias:

09- Introdução à informática básica;

16 - Pacote Office – Word;

23 - Pacote office - Power Point;

30 - Redes Sociais.


Dia 25 (15h) – Homenagem: A Contadora de História e escritora Betty Coelho. Homenagear Betty Coelho é uma demonstração de respeito e carinho por essa escritora, que muito contribuiu para divulgar a arte de contar histórias, despertando o imaginário e o hábito pela leitura. Livros: O Catador de pensamentos - Autores: Monika Feth / Antoni Boratynski: Qual a cor do amor- Autoras: Linda Strachan / David Wojtwcz; Quem aprecia o belo, rejeita o mal - Autora: Betty Coelho.


Bety

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA

 

No País da Maravilha - Polegarzinha de Hans Chistian Andersen. Conta à história de uma menina muito pequenina chamada Polegarzinha e que nascera em uma tulipa. Era tão pequenina que dormia num berço feito de casca de noz e se protegia do frio com uma pétala de violeta.

 

A Pirâmide Vermelha de Rick Riordan. A Pirâmide Vermelha é o primeiro volume da série "Crônicas dos Kane" que conta a história de uma família envolvida nos assuntos dos Deuses do Antigo Egito, que parecem estar despertando novamente. Ano: 2010.

 

 Memórias da Emília de Monteiro Lobato. Memórias da Emília é um livro infantil escrito por Monteiro Lobato, publicado em 1963 pela Companhia Editora Nacional em São Paulo, com ilustrações de Belmonte. Ano: 2007.


O livro encontra-se disponível na biblioteca. 


Recomendar esta página via e-mail: