SEBP - Serviços

Banner Serviços SEBP

Setor Braille

O Setor Braille da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) foi criado a partir do Decreto 22.103, de 04 novembro de 1970. Atende deficientes visuais orientando nas pesquisas, estudos, além de estimular o gosto e o prazer pela leitura e facilitar sua inclusão cultural, social e profissional; é um serviço especial prestado à comunidade com deficiência visual. O Setor Braille tem como missão disponibilizar serviços especializados e de boa qualidade à comunidade com necessidades especiais na área da visão. Nesse sentido, com o apoio das novas tecnologias assistivas, utiliza equipamentos tecnológicos e softwares que facilitam a busca e uso da informação pelos usuários. O acervo, de aproximadamente 5.950 volumes, é composto por literatura brasileira, estrangeira, periódicos, livros didáticos e assuntos diversos. Ele oferece serviços de pesquisa on-line; empréstimos de livros em braille ou falados; leitura feita por funcionários e também por voluntários de diversos tipos de documentação em tinta; leitura e transcrição em braille; empréstimo de máquinas de escrever em braille para estudantes do Ensino Fundamental e Médio; gravações em CD’s e DVD’s; impressão em tinta e em braille; escaneamento de documentos em tinta. Além de ser frequentado, diariamente, por dezenas de deficientes visuais, o Setor conta ainda com a atuação do Grupo de Voluntários Copistas e Ledores (GVCLC). Esse grupo de voluntários, (GVCLC), foi criado na década de 1960 por Henriqueta Catharino, conhecida senhora da alta sociedade de Salvador. Por meio de sua liderança, outras senhoras se reuniam no Instituto Feminino da Bahia para ler e fazer cópias de documentos para cegos. Em 1971, após a inauguração do Setor Braille da BPEB, o grupo foi convidado a se reunir no local. Hoje, tem diretoria administrativa e conselho deliberativo próprio e conseguiu adquirir alguns equipamentos para auxiliar as pessoas com deficiência a estudar. O trabalho do GVCLC atualmente é realizado por meio de plantões diários por pessoas voluntárias, na gravação de áudio livros, leitura direta para o usuário, cópia e transcrição de livros e o ensino da leitura e escrita Braille.

  
Centro Digital de Cidadania - CDC 

É um serviço que oferece computadores que podem ser utilizados para acesso às páginas da web, o correio eletrônico, produzir trabalhos e documentos, desenvolver estudos e pesquisas. Além de oferecer capacitação através de cursos e oficinas, possibilitando ao usuário maior acesso às mídias sociais.
É uma parceria entra a Fundação Pedro Calmon – FPC e a Secretaria de Ciência e Tecnologia – SECTI. Seu funcionamento ocorre nas seguintes bibliotecas: Biblioteca Pública do Estado da Bahia nos Barris, Biblioteca Pública Thales de Azevedo no Costa Azul, Biblioteca Infantil Monteiro Lobato em Nazaré e a Biblioteca Juracy Magalhães Jr. no Rio Vermelho.

Setor de Atendimento à Criança Surda - SACAS

O Setor de Atendimento à Criança Surda – SACAS é um serviço oferecido pela Biblioteca Anísio Teixeira, cumprindo o que está estabelecido na Lei nº 10.098/2000 de acessibilidade e a Lei  nº 10.436/2002 sobre a adoção da LIBRAS, proporcionando acessibilidade e inclusão, além de promover o livro e a leitura, contemplando assim o cumprimento e o papel da biblioteca como espaço de inclusão social.

Banco de Livros

Serviço de natureza singular oferecido pela Biblioteca Anísio Teixeira, criado pelo professor Adinoel Motta Maia, que possibilita o intercâmbio  e a troca de  livros de  literatura nacional e estrangeira, com os leitores da comunidade. Assim, qualquer usuário tem a possibilidade de ter um livro  de até 90 páginas para troca, dinamizando ainda mais o acesso ao livro e o gosto pela leitura.

Bibliotecas Móveis

Projeto da Biblioteca de Extensão que leva um acervo variado, a diversos bairros de Salvador, através dos carros-bibliotecas, contendo livros e periódicos, onde não existem bibliotecas físicas instaladas, prestando serviço de pesquisa e empréstimo, incentivo à leitura, atividades lúdicas, oficinas, etc., beneficiando comunidades carentes cujos moradores têm dificuldade de acesso aos locais onde se encontram as bibliotecas públicas estaduais.

Programa Biblioteca no Ar

Programa semanal de rádio da Biblioteca Juracy Magalhães Jr., do município de Itaparica, transmitido pela Rádio Tupinambá FM, emissora de rádio comunitária, ao vivo e direto da própria biblioteca. A transmissão acontece todas as terças-feiras, no horário das 15h às 16h. Sua transmissão pode ser ouvida também através da internet, acessando o site: www.tupinambafm.com
Este programa objetiva divulgar as atividades culturais da biblioteca, incentivar o aumento de público leitor na unidade, prestar serviços de utilidade pública, debater o livro e a leitura na comunidade, promover uma interação mais direta entre a biblioteca e a comunidade, além de diversificar a programação radiofônica local.


Espaço Benjamin Franklin - American Corner


Localizado na Biblioteca Pública Thales de Azevedo, no bairro do Costa Azul, o espaço é fruto de uma parceria com a Embaixada Americana que disponibiliza uma coleção de livros e materiais audiovisuais, com informações sobre os Estados Unidos.
Oferece, também, acesso livre à internet e promove o entendimento mútuo entre os povos, o que se dá através de palestras e outras formas de intercâmbio de informações.


Cessão de Espaço


As Unidades do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas disponibilizam para todos, a utilização de seus espaços para eventos de cunho cultural, social e educativo, através do serviço de Cessão de Espaço. São ambientes com diferentes acomodações (auditórios, salas de aula, sala de projeção, etc) oferecidos sem cobrança de taxa. 

Como agendar?

A solicitação deverá ser encaminhada por meio de um ofício (pessoa jurídica) ou carta de solicitação (pessoa física) ao Diretor da Fundação, Sr. Edvaldo Mendes Araújo, através do e-mail cessao.espaco.livro@fpc.ba.gov.br ou pelo endereço de correspondência: Av. Sete de Setembro, 282 - Centro, 8º andar - Edf. Brasilgás. CEP: 40060-001 - Salvador, Ba. É imprescindível que na solicitação constem as seguintes informações:

  • Resumo da proposta do evento
  • Data e horário do evento
  • Espaço(s) 
  • Público estimado
  • Contato da pessoa ou instituição solicitante
Após análise da Diretoria Geral, entraremos em contato informando sobre a viabilidade da cessão de espaço.


Recomendar esta página via e-mail: